- A Abertura dos Portos tem um caráter simbólico importante do fim do pacto colonial, a exclusividade da metrópole sobre os produtos da colônia, sobre o fluxo comercial da colônia - avalia o historiador João Fragoso, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). ...
Resposta. As principais mudanças foram no estado do Rio de Janeiro, foram as pavimentações da rua, saneamento, criação do banco do Brasil e vinda de novos comércios.
O fim do pacto colonial só ocorreu em 1808, com a vinda da família real para o Brasil. Dom João, Príncipe Regente, assinou uma carta Régia abrindo os portos às nações amigas, ou seja, o Brasil deixava a partir desta data de comercializar somente com Portugal.
Antes mesmo da chegada da família real, em 1808, o Rio de Janeiro havia se transformado no principal centro urbano da América portuguesa. No entanto, isso tinha implicações negativas para a população mais pobres.
Além disso, todo um sistema de saneamento básico bem como de infraestrutura foi montando da região do Rio de Janeiro o que possibilitou melhoria na qualidade de vida dos habitantes. Importante notar ainda a criação de museus, teatros, praças públicas como forma de fomentar a cultura local.
Resposta: A questão financeira foi quem deu início à revolta. Explicação: Os enormes gastos da Família Real faziam com que as rendas obtidas nos Estados/Províncias do Nordeste fossem em sua maioria enviadas para o Rio de Janeiro para que o luxo real fosse mantido.
Resposta: Dentre as mudanças ocorridas no brasil com a chegada da família real Portuguesa em 1808, pode - se citar: - abertura dos portos as nações amigas que favoreceu a expansão da economia. - urbanização do Rio de Janeiro, o que contribuiu diretamente para o desenvolvimento da cidade.
Resposta: Um dos principais motivos da Família Real ter deixado o país de Portugal foi por conta das Perseguições Napoleônicas que estavam acontecendo. Portugal iria ser invadida por Napoleão, e a única forma deles nao serem capturados era vir até a colônia brasileira.
Em novembro de 1807, a Família Real embarcou rumo ao Brasil, pois Portugal estava prestes a ser invadido pelas tropas de Napoleão Bonaparte. A vinda da Família Real para o Brasil teve como finalidade assegurar a independência de Portugal e contou com o apoio dos ingleses.