crossorigin="anonymous">
1 em que lugar, em qual lugar, em que local, em qual local, em que parte, em que ponto, em que localidade. Exemplo: Onde você está? Em que: 2 em que, no qual, na qual, nos quais, nas quais.
Sinônimo de pelo
Pronomes pessoais oblíquos tônicos:
1 eu, me, a minha pessoa.
A diferença entre me e mim é que o “me” é um pronome oblíquo átono empregado como objeto direto ou indireto, ou seja, desempenha o papel de complemento verbal, não sendo acompanhado por preposição. Já o “mim” é um pronome oblíquo tônico e tem a função de objeto indireto, sendo sempre acompanhado de preposição.
A expressão “para eu” deve ser utilizada quando assume a função de sujeito, seguida de um verbo no infinitivo que indique uma ação. Exemplos: Faltam vinte dias para eu concluir os trabalhos.
Para é a forma mais correta de escrita da preposição, estando o seu uso sempre adequado. Deverá ser usada na linguagem escrita e na linguagem formal. Pra é a forma mais informal da preposição, devendo apenas ser utilizada na linguagem falada ou em textos informais e descontraídos.
O 'para eu' e 'para mim' existem na Língua Portuguesa, porém devem ser usados em contextos diferentes. Quando utilizar 'para eu': Deve ser usado quando for o sujeito da oração e quando possui um verbo no infinitivo (ar-, er e ir). Ex: É para eu ir ao supermercado?
Expressão usada em explicações ou desculpas. O mesmo que "não será possível". Não vai dar pra eu sair com você hoje!
O infinitivo impessoal “dar” deve ser empregado, principalmente, em locuções verbais, quando o verbo tiver regência de uma preposição e sem sujeito definido. É importante ressaltar que ainda existem outros usos. Confira os exemplos a seguir: -Fique tranquilo, vai dar tudo certo!