Polímeros são moléculas grandes (macromoléculas) compostas pela união de várias moléculas pequenas, denominadas de monômeros. Os monômeros são moléculas de pouca massa, formadas por meio de reações de adição ou condensação, chamada de reações de polimerização.
Os polissacarídeos mais relevantes a nível energético são o amido e o glicogénio, que representam as principais reservas nutritivas nas plantas e animais, respectivamente.
Os carboidratos são substâncias formadas principalmente por carbono, hidrogênio e oxigênio. Eles podem ser definidos como poliidroxialdeídos ou poliidroxicetonas ou ainda substâncias que liberam esses compostos quando sofrem o processo de hidrólise (quebra de uma molécula por água). ...
Os polissacarídeos têm a função de armazenar energia. Ao serem decompostos são liberados monossacarídeos, que pela ação de enzimas, transferem para o organismo a energia necessária para realização das atividades. Nas plantas, a reserva energética é desempenhada pelo amido, que é um polissacarídeo de origem vegetal.
O amido é um polissacarídeo formado pela união de moléculas de α-glicose da amilose e da amilopectina, sendo armazenado em diferentes órgãos vegetais. ... Na realidade, ele é formado por dois polissacarídeos, amilose e amilopectina, que são constituídos de moléculas de α-glicose, mas são ligeiramente diferentes.
No organismo funcionam como agentes estruturais e reserva metabólica de monossacarídeos. O amido é um polissacarídeo formado por amilose e amilopectina.
Confira a lista de vegetais sem amido
É um carboidrato de origem vegetal que é encontrado, principalmente, em órgãos de reserva, grãos de cereais e raízes. Entre os principais alimentos que possuem amido, podemos citar a batata, batata-doce, trigo, mandioca, milho, aveia e arroz.
O que é celulose? Os alimentos ricos nessa fibra insolúvel boa para o intestino
Para verificar a presença de amido nos alimentos, basta adicionar um pouco de tintura de iodo ou de lugol no alimento e observar se a cor fica do azul ao preto. Abaixo, temos um experimento para detectar a presença de amido nos alimentos.
Já sabemos que o amido é formado pela combinação da amilose com a amilopectina. Também sabemos que a amilose forma um complexo azul com o iodo, enquanto a amilopectina forma um complexo vermelho. ... Como vimos, o aprisionamento do iodo dá-se no interior da hélice formada pela amilose.
Dependendo do tipo, o amido pode, entre outras funções, facilitar o processamento, servir como espessante em sopas, caldos e molhos de carne, fornecer sólidos em suspensão e textura, ser ligante em embutidos de carne, estabilizante em molhos de salada, ou ainda, proteger os alimentos durante o processamento.
O complexo de coloração azul intensa é resultado da oclusão (aprisionamento) do iodo nas cadeias lineares da amilose, enquanto que a amilopectina por não apresentar estrutura helicoidal, devido à presença das ramificações, a interação com o iodo será menor, e a coloração menos intensa.