Resposta: Explicação: Se a temperatura da fonte quente diminuir em relação a fonte fria, o rendimento da máquina térmica diminui. Porque o calor recebido pela fonte é diretamente proporcional a sua temperatura absoluta.
O rendimento das máquinas térmicas é sempre inferior a 100%, como já dissemos. Tal rendimento diz respeito à porcentagem da energia absorvida pela máquina que é convertida em calor ao longo de um ciclo completo.
O rendimento desta máquina de Carnot é o máximo de uma máquina térmica que esteja trabalhando entre determinadas temperaturas entre quente e fria. Esse rendimento, no entanto, nunca chega aos 100%. Sendo que é a temperatura da fonte fria medida em Kelvin, e é a temperatura da fonte quente também medida em Kelvin.
Desta forma é possível concluir que a energia final desejada e liberada por um aparelho elétrico é igual à energia que é introduzida no aparelho menos a energia perdida. ... Sendo assim a quantidade de energia liberada é sempre menor que a energia introduzida.
Define-se também como fator de potência a relação entre potência ativa e potência reativa. Ele indica a eficiência com a qual a energia esta sendo usada. Um baixo fator de potência indica que a energia paga não está sendo plenamente utilizada.
A energia reativa pode ser neutralizada por uma carga capacitiva, assim, o caminho mais seguro para efetivamente corrigir o fator de potência e compensar as cargas indutivas existentes, é fazer a instalação de um banco de capacitores.