Para facilitar algumas operações, usamos o Quadro de Valor de Lugar (QVL), por onde podemos saber o valor do algarismo através do lugar que ele ocupa.
Como fazer: Na maior dimensão (96 cm) de uma folha de papel madeira, marque, em cima e embaixo, a cada 24 cm. Ligue essas marcações com retas (ver figura abaixo), que indicam onde a folha deve ser recortada, dividindo- a em 4 pedaços. Utilize um desses pedaços (24 cm x 66 cm) para construir o QVL.
O valor relativo ou posicional de um número depende da ordem em que o algarismo se encontra. Por exemplo: O algarismo 9 no número 986 ocupa a 3º ordem, isto é, a casa das centenas. Assim, seu valor relativo é 900. Algarismos iguais podem formar números distintos.
Daniel percebeu que o número 12 é formado pela seguinte adição:
A cada 100 unidades você tem 1 centena ou 10 dezenas. Se 1 dezena representa 10 unidades, então 2 dezenas representa 20 unidades, 3 dezenas representa 30 unidades... 5 dezenas representa 50 unidades... 8 dezenas representa 80 unidades e, finalmente, 10 dezenas representa 100 unidades.
Veja como ela é:
A palavra unidade tem origem no termo latim unitas e designa a qualidade do que é único ou indivisível. Tem como significado aquilo que é considerado de forma individual e não plural. Unidade também designa a união de componentes com uma determinada homogeneidade ou identidade.
Assim como se fala na dúzia, também temos a dezena, que é o mesmo que dizer dez unidades. Isto é, dez unidades são uma dezena. Por exemplo: Aqui temos 10 sapos, e portanto podemos dizer que temos uma dezena de sapos!
Uma dezena de milhar representa o número 10 000. Logo, 4 dezenas de milhar representará o quádruplo deste número, ou seja, 40 000.
Tem mais depois da publicidade ;) Perceba que 100 unidades equivale a 10 dezenas e a 1 centena. Observe como são formados os números dados por uma centena.
Fundação Joaquim Nabuco