Por parte das empresas, é possível analisar as base de clientes, vendas e atendimento, por exemplo, e assim oferecer produtos e soluções mais coerentes para cada cliente sem desperdiçar dinheiro com publicidade e aumentando a probabilidade de venda deste produto.
O Big Data vai muito além disso, na verdade. É uma estratégia que ajuda a otimizar processos e a entender padrões de comportamento de clientes e do mercado – tudo para tornar serviços e produtos mais lucrativos. Sua utilização se faz ainda mais importante na atual era digital.
Além dos benefícios para as atividades na fazenda, o Big Data garante também maior competitividade para as empresas pecuárias, proporcionando maior valor agregado na definição de suas estratégias.
De acordo com Roncato, neste contexto, o uso do Big Data nas organizações tem por objetivo principal conhecer o comportamento do consumidor. ... A partir disso, pode-se conhecer melhor tendências, comportamentos de compra, novos mercados, o que proporciona inovação de forma mais sustentável.
O futuro do Marketing baseado em Big Data Até 2025, prevê-se que mais de 150 trilhões de gigabytes de dados precisem de análise. Para o Marketing, isso significa que, com o passar do tempo, aumentará ainda mais a necessidade de ferramentas avançadas para analisar e armazenar dados.
O objetivo é obter dados relevantes e que possam ser utilizados para dar embasamento a tomadas de decisão, permitindo, dessa forma, que o negócio se antecipe a um cenário em relação ao comportamento dos consumidores ou concorrentes.