Um facilitador é capaz de criar espaços para a construção coletiva de ideias, engajar pessoas e promover debates construtivos, extraindo informações, conhecimento e potencial de um grupo em torno de um objetivo em comum ou resultado maior.
Como começar a ser um facilitador Comece pequeno, com sessões estruturadas de design Sprint, por exemplo, que contam com boa literatura de apoio. Vá ganhando confiança e experiência antes de se dedicar a contextos mais complexos de decisão ou problemas mais abrangentes para serem resolvidos.
Criando um ambiente em que cada um se sinta livre para falar e pensar de forma diferente, o facilitador ajuda o grupo a desenvolver, também, essa atitude, essencial para que o grupo, como ser coletivo, expresse suas vontades e desejos de realizar.
Você já ouviu falar em líder facilitador? Esse é o líder que se coloca a serviço da equipe para que os projetos sejam concluídos e os resultados alcançados. Para falar mais da importância desse tipo de gestão, a equipe do Work Life entrevistou Hugo Groba, gerente geral da Woodward Brasil.
O significado de facilitação no dicionário é algo assim: ação ou efeito de facilitar (descomplicar). Literalmente é isso mesmo, descomplicar conteúdos, conflitos e problemas para ajudar no processo de aprendizagem e tomada de decisão.
De particular interesse para o presente trabalho é a liderança servidora, que consiste em um tipo específico de liderança ética, e tem suas origens na publicação do livro The Servant as Leader, de autoria de Greenleaf (1977).