O pedículo vertebral da coluna lombar apresenta forma oval, o diâmetro vertical é maior que o horizontal, a cortical medial é mais espessa, a área do pedículo aumenta no sentido crânio cauda, e a relação entre a área de osso cortical e esponjoso é constante em toda a extensão da coluna lombar.
Os pedículos constituem-se de vértebras ou expansões ósseas ligadas ao corpo, ou seja, conectam uma parte do corpo a outra. São as faces laterais vertebrais que restringem o canal raquidiano nos dois lados do corpo. Possuem o formato de haste fina e curta.
As vértebras ficam empilhadas umas sobre as outras, formando assim a coluna vertebral. As menores são as cervicais, seguidas pelas torácicas que têm tamanho mediano. Enquanto que as vértebras lombares, localizadas na parte inferior da coluna, são as maiores.
Uma vértebra típica é formada por corpo, arco e processos vertebrais. O corpo é a parte da vértebra que suporta o peso e é constituído por osso esponjoso, apresentando nas bordas osso compacto.
As vértebras tipicas são as vértebras que possuem corpo vertebral comum e que se repete em outras vértebras, como as vértebras cervicais, torácicas e abdominais numeradas.
Os Acidentes das vertebras Atlas e Áxis são
As duas primeiras vértebras cervicais, atlas e áxis, são atípicas, pois não possuem corpo vertebral e a última cervical (C7) é chamada vértebra proeminente, visto que sua apófise posterior é facilmente visível na superfície inferior da nuca.
Como você já sabe, a coluna divide-se em 5 partes, e cada uma delas, têm características peculiares. Em número de sete, são as menores vértebras, e as de maior mobilidade, pela necessidade de movimentação da cabeça. Caracterizam-se pelo grande forame oval, presença de forame transverso e processo espinho bífido.
A coluna cervical é dada como uma das regiões que compõem a estrutura da coluna vertebral, ocupando a região inteira do pescoço. Sua área é formada por 7 vértebras, e sua principal função é a sustentação da cabeça.
O disco intervertebral consiste de duas partes; uma porção periférica de fibrocartilagem, o anel fibroso e uma parte central, mucóide, o núcleo pulposo.
O forame do processo transverso (lat. foramen transversarium) é um forame característico das vértebras cervicais (C1 a C7). ... Serve de passagem para artérias vertebrais, plexos venosos e simpáticos. Esses forames fazem parte do trajeto da artéria vertebral, a partir da subclávia até o forame magno.