O objeto da sociologia, para Durkheim, são os famosos fatos sociais, que iremos explicar minuciosamente. Esses devem ser vistos pelo cientista social como “coisas”, facilitando o afastamento de pré-noções e tratando os seus objetos de estudo de maneira objetiva.
Para Durkheim (1858-1917) , os princípios da divisão do trabalho são mais morais do que econômicos. ... Além disso, Émile afirmou que quanto maior e mais complexa for uma sociedade, maior será a divisão social do trabalho presente na mesma. Para ele, é o crescimento populacional o responsável pela divisão do trabalho.
Para Durkheim, o trabalho é um fato social presente em todos os tipos de sociedade, ou seja, o trabalho é algo que se impõe a nós indivíduos, independente da nossa vontade. A divisão social do trabalho, para este autor, promove a coesão social e, por isso, deve ser preservada.
Émile relaciona a divisão do trabalho com a coesão social por o fato de a coesão social ser dada pela a divisão do trabalho pois a medida que faz a divisão do trabalho gera um elo de solidariedade fazendo com que a sociedade seja melhor havendo ordem direta para a melhor formação dando lhe coesão ou seja fazer uma ...
Em De la Division du Travail Social, Durkheim esclarece que a existência de uma sociedade, bem como a própria coesão social, está baseada num grau de consenso entre os indivíduos e que ele designa de solidariedade.
Segundo Durkheim, esse consenso se assenta em diferentes tipos de solidariedade social. Em De la Division du Travail Social, Durkheim esclarece que a existência de uma sociedade, bem como a própria coesão social, está baseada num grau de consenso entre os indivíduos e que ele designa de solidariedade.
A solidariedade, por sua vez, amplia a coesão social. Em outros termos, um indivíduo só colabora com a sociedade, envolvendo-se em uma atividade econômica, por exemplo, porque está ligado ao grupo e ao colaborar fortalece essa ligação em um estado de reciprocidade.
Os fundamentos da sociologia de Émile Durkheim podem ser resumidos em três conceitos: * Capitalismo, socialismo e comunismo. Coesão, divisão de trabalho e fato social. Fato social, capitalismo e sociedade. Divisão de trabalho, socialismo e anarquismo
Os conceitos de Durkheim
A sociologia atua, portanto, como uma fonte de dados sobre os fatores que influenciam e formam as relações sociais. Nesse sentido, é a sociologia que fornece a base para a atuação prática que visa a melhoria de setores sociais, como a segurança pública, a educação, a saúde e o desenvolvimento humano em geral.
O que faz, entretanto, com que a interpretação particular ou a ação – assim como a reação – do indivíduo frente à sociedade ou ao fato social não seja a ênfase dos trabalhos de Durkheim, é que o objeto da sociologia é o fato social em si, ou o fato social e sua relação com a sociedade.