De acordo com a hepatimetria, no exame clínico, define-se como normal o fígado que atinge 10-12 cm (massa média de 1800kg) no homem e 8-11 cm (massa média de 1400kg) na mulher. Classifica-se, portanto, a hepatomegalia – aumento do volume do fígado – como leve (13-16 cm), moderada (16-19 cm) ou maciça (> 19 cm).
Palpação do fígado: o método mais utilizado na prática é o de Lemos Torres, em que o examinador com a mão esquerda na região lombar direita do paciente tenta evidenciar o fígado para frente e com a mão direita espalmada sobre a parede anterior, tenta palpar a borda hepática anterior durante a inspiração profunda.
O espaço (semilunar) de Traube é um espaço anatômico de importância clínica. É um espaço em forma de lua crescente, circundado pela borda inferior do pulmão esquerdo, a borda anterior do baço, o rebordo costal esquerdo e a margem inferior do lobo esquerdo do fígado.
Ao percutir o espaço de Traube o normal é que o som seja timpânico. Caso o baço esteja aumentado pode-se encontrar um espaço de Traube com som maciço à percussão uma vez que o baço passa a ocupar esse espaço, e sendo o baço um órgão sólido gera tal som maciço.
A percussão é realizada com o terceiro dedo da mão direita, que golpeia a falange distal do dedo esquerdo, apoiado na parede. Aplicam-se dois golpes seguidos, rápidos e firmes, retirando-se instantaneamente o dedo, para não abafar o som.
Esta oficina pretende trabalhar ritmos brasileiros por meio de três técnicas de Percussão Corporal, "Barbatuques" técnica do grupo brasileiro com o mesmo nome, “Gum boots” técnica africana e “Hambone” técnica americana, além de jogos de composição e improvisação.
O que é a percussão corporal Percussão corporal é a produção de sons resultantes de qualquer gesto corporal percussivo como batidas, atritos de partes do corpo e estalos.
Acompanhada de instrumentos musicais e canto, a percussão corporal mais comum neste estilo explora estalos de dedo, pisadas no chão, batidas de mão nos pés, coxas e palmas de mão.
Segundo o grupo, os principais objetivos didáticos da percussão corporal são: automati- zar a rítmica, ampliar o repertório de sons cor- porais, produzir ritmos e melodias, incentivar a capacidade de criação musical, incentivar atitudes lúdicas e cooperativas e promover a percepção corpórea em sua globalidade.
Desenvolvimento da coordenação motora, ativação da circulação do sangue, melhora da concentração e da memória, bem-estar físico e mental e redescoberta do próprio corpo são alguns dos benefícios associados, segundo Barba, à prática da percussão corporal. "Isso nasceu do ócio criativo.
A percussão corporal é uma prática que pode ser utilizada, entre outras finalidades, como recurso sonoro e musical. ... Para se ter uma ideia os escravos já utilizavam a percussão corporal para a produção de sons, pois, eles não podiam usar nenhum tipo de instrumento musical.
Aprender um som corporal é um processo que envolve curiosidade, prática, adaptabilidade, concen- tração e observação tanto de si como do outro. No início o som a ser passado será uma palma. Uma pessoa da roda bate uma palma e a direciona com o olhar para qualquer outra pessoa da roda.
A música corporal, também conhecida como percussão corporal, consiste na técnica de produzir sons utilizando apenas corpo humano. É a arte de batucar sem precisar de nenhum instrumento.
Instrumentos de percussão: os sons são produzidos percutindo, sacudindo, raspando ou batendo um elemento contra o outro. São exemplos de instrumentos de percussão: xilofone, vibrafone, gongo (ou tantã), triângulo, címbalo, castanholas, claves, maracas e tambores.
Essa classe de instrumentos abrange sinos, pratos, castanholas, gongos, chocalhos, xilofones e tambores. Estes últimos têm uma membrana esticada que vibra quando é golpeada ou friccionada. Eles podem ser tocados com as mãos ou com outros objetos, como baquetas. O dhol é um instrumento de percussão encontrado na Índia.
Estes se dividem conforme as classificações de voz:
Piano seria a resposta.
kora
Resposta. Os mais comuns são o chocalho, a flauta, o reco-reco (feito com casca de tartaruga), as trombetas de cuia e os bastões de ritmo. tem tb o Maracá, usado para acompanhar o canto. Para fazer o instrumento, os índios pegam uma cabaça e colocam dentro dela pequenas pedras e sementes.
Instrumentos de Matriz Indígena
Os instrumentos de sopro, como pios, apitos, buzinas, trombetas e flautas, produzem som pela introdução de ar em tubos e cavidades. São feitos de folhas retorcidas, frutos, troncos, bambu, ossos, cabaça, cerâmica, chifre e carapaça de animais.