À primeira capa de um livro (coloquialmente chamada apenas de “capa”) opõe-se a quarta capa (ou contracapa). A área interna da primeira capa é denominada segunda capa, enquanto a terceira capa é a área interna da contracapa.
Quarta capa ou Contracapa: A parte de trás do livro, onde geralmente se encontra uma sinopse e o código de barras com o ISBN. Orelha: Uma parte da capa que é dobrada para dentro do livro. Geralmente traz informações sobre o autor, a editora ou a obra e pode ser usado como marca-páginas.
A folha de rosto e a falsa folha de rosto (opcional) trazem informações sobre a obra que repetem a capa, mas também podem adicionar mais dados, como número de edição ou impressão. Nas costas dessa folha, costuma vir a ficha catalográfica, geralmente feita por bibliotecários.
O gênero quarta capa cumpre a função de informar o leitor sobre o conteúdo da obra à qual faz referência, apresentando uma avaliação positiva. O objetivo deste trabalho é verificar em que medida a quarta capa ajuda a promover a obra, no sentido de levar o leitor a adquiri- la e/ou lê-la.
3) Texto de quarta capa: um parágrafo com cinco a 10 linhas sobre a obra, público- alvo, explicando o que diferencia a obra de outras já publicadas na mesma área que tratam do assunto.
Como fazer uma resenha em 7 passos: o guia definitivo para elaborar uma resenha perfeita