Verificado por especialistas. A pedagogia progressista está diretamente ligada as tendências que elencam as realidades sociais dos alunos. ... A pedagogia liberal, prepara os indivíduos para atuar em sociedade, ou seja, ela se baseia nas aptidões de cada aluno, para que ele se adapte aos valores e também as normas sociais.
A pedagogia progressista é contra a sociedade capitalista, e por isso foi considerada um instrumento de luta dos professores ao lado de outras práticas sociais. Esta pedagogia manifesta três tendências: a pedagogia de Paulo Freire, ou tendência libertadora; a libertária; e a crítico-social dos conteúdos.
A Pedagogia Progressista divide-se em: libertadora, libertária e crítico-social. ... Por fim, a crítico-social procura fomentar o desenvolvimento do raciocínio crítico e reflexivo, tornando um futuro cidadão consciente.
As tendências pedagógicas são divididas em liberais e progressistas. A pedagogia liberal acredita que a escola tem a função de preparar os indivíduos para desempenhar papéis sociais, baseadas nas aptidões individuais. ... Os conteúdos escolares passam a adequar-se aos interesses, ritmos e fases de raciocínio do aluno.
As tendências pedagógicas são de extrema relevância para a Educação, principalmente as mais recentes, pois contribuem para a condução de um trabalho docente mais consciente, baseado nas demandas atuais da clientela em questão. ... Isso nada mais é do que buscar o sentido da prática docente”.
Concepção investigativa e reflexiva, privilegia a compreensão do conteúdo e a ação coletiva e consensual, atua como mecanismo de diagnóstico da situação, é realizada continuamente e resulta em aprimoramento do processo.
Fundamenta-se no materialismo histórico: ciência que estuda os modos de produção. A relação de indissociabilidade entre forma e conteúdo pressupõe a socialização do saber produzido pelos homens. Os fins a serem atingidos é que determinam os métodos e processos de ensino-aprendizagem.
A era industrial fez-se presente na escola, e a didática era vista como uma estratégia objetiva, racional e neutra do processo. O referencial principal do ensino era a fábrica, e sobre ela se construiram as práticas educativas e as conceitualizações referentes à educação.
A didática tem grande relevância no processo educativo de ensino e aprendizagem, pois ela auxilia o docente a desenvolver métodos que favoreça o desenvolvimento de habilidades cognoscitivas tornando mais fácil o processo de aprendizagem dos indivíduos.
Didática fundamental. Processo ensino- aprendizagem. ... Também visa ressaltar a importância da relação entre teoria e prática no processo ensino-aprendizagem. Trata-se de um estudo com caráter qualitativo elaborado a partir de uma revisão de literatura.
A didática instrumental é um processo de ensino/aprenzagem, sistemático, que procura avaliação, seleção de conteúdo estratégia de ensino, que facilitem na aprendizagem. ... A didática fundamental diz que a prática pedagogica depende exclusivamente da vontade e do conhecimento dos professores .
Segundo Libâneo (1993) os elementos da didática, são: Objetivos e conteúdos; os métodos de ensino; avaliação; a aula como forma de organização do ensino; planejamento escolar; relação professor aluno.
A Didática Crítica centra-se na formação do ser humano e a relação pedagógica assenta- se na autonomia e na reciprocidade dos sujeitos que fazem parte do processo formativo.