A altura das cordas ao 1º trasto deve ser por isso pouco maior que a espessura de duas ou três folhas de papel (usando as folhas dos "post-it" como referência). A altura ao 12º trasto deve ser qualquer coisa como a espessura de entre 15 e 20 folhas de papel (usando a mesma referência).
As notas musicais não são apenas dó, ré, mi fá, sol, lá, si, dó. Na realidade essas são as notas naturais além delas nós temos os acidentes que são: o sustenido e o bemol. Vamos começar pelo sustenido, as notas musicais são: dó, ré, mi fá, sol, lá, si, dó.
So da pra emendar quando sobra corda pra emendar, (geralmente elas arrebentam na ponte) e só desfiar uns 4cm e deixar a alma da corda, passa a alma por dentro da bolinha da corda e dá umas 5 voltas com alicate e pronto ta zero.
Comece a apertar a corda girando a cravelha. Para manter a corda retilínea, mantenha uma mão girando a cravelha e a outra puxando a corda para longe do violino, de modo a apertá-la justamente no cilindro. Assegure-se de envolver o centímetro que sobressaiu do outro lado, mantendo-o no lugar ao longo do processo.
Se você gosta de um som mais grave, compre cordas com mais grossas. Já se o seu negócio é um som mais agudo, as indicadas são as cordas um pouco mais finas.
Pesada 0.
O nome das cordas soltas do cavaquinho, começando pela primeira corda, contando de baixo para cima são: 1º corda – ré, 2º corda – si, 3º corda – sol, 4º corda – ré.
Um exercício bem básico e legal para você treinar a sua pestana é posicionar o seu dedo indicador e ir tocando lentamente corda por corda e percebendo qual está ou não está soando bem. Conforme for percebendo essas diferenças vá ajustando a posição do seu dedo até conseguir um com homogêneo.
Como Fazer Pestana no Ukulele
O Si menor - Bm pode ser substituído pelo acorde de Si menor com sétima menor, o Bm7, ficando assim sem pestana no violão.
Exercício para tocar melhor os acordes