O princípio de Bernoulli, também denominado equação de Bernoulli, Trinômio de Bernoulli ou ainda Teorema de Bernoulli, descreve o comportamento de um fluido movendo-se ao longo de uma linha de corrente e traduz para os fluidos o princípio da conservação da energia.
A equação de Bernoulli é obtida a partir do Teorema da Conservação de Energia Mecânica e da relação entre o trabalho mecânico e a energia dos corpos. A equação de Bernoulli é utilizada para descrever o comportamento dos fluidos em movimento no interior de um tubo.
, onde: V = volume, t = tempo, Q = vazão volumétrica. Vazão mássica – É definida como sendo a quantidade em massa de um fluido que escoa através de certa secção em um intervalo de tempo considerado. As unidades de vazão mássica mais utilizadas são: kg/s, kg/h, t/h, lb/h.
Caso você meça a pressão que o fluido exerce sobre as paredes de um tubo, você verá que a pressão irá variar dependendo da velocidade com que o fluido escoa. Sendo assim, quanto maior for a velocidade com que o fluido escoa, menor será a pressão sobre a parede do tubo.
Essa relação inversa entre a pressão e a velocidade em um ponto em um fluido é chamada de princípio de Bernoulli. Princípio de Bernoulli: Em pontos ao longo de um fluxo de corrente horizontal, regiões de maior pressão têm velocidade de fluido menor e pontos de pressão menor têm velocidade de fluido maior.
Idealizado por Giovanni Battista Venturi, o chamado tubo de Venturi é um equipamento que indica a variação da pressão de um fluido em escoamento em regiões com áreas transversais diferentes. Onde a área é menor, haverá maior velocidade, assim a pressão será menor.
Quanto maior é a velocidade e a massa do corpo, maior é a sua capacidade de realizar trabalho quando estiver em movimento. De forma análoga, podemos pensar que um corpo que apresenta uma grande energia cinética necessita de uma grande quantidade de energia para cessar o seu movimento.
A pressão é a força exercida pelo fluido ou gás em uma área específica. Já a vazão é o volume desse fluido ou gás que passa em um ponto específico do sistema de acordo com uma unidade de tempo.
Considerando um ponto fluido e levando-se em conta a hipótese do contínuo, temos: Podemos determinar a vazão através da seção transversal considerada integrando-se ambos os membros da equação acima relacionada, o que resulta: Através das equações Q = v . A e Q = ò (função da velocidade).
Ou seja, vazão é a rapidez com a qual um volume e/ou massa escoa. Vazão corresponde à taxa de escoamento, ou seja, quantidade de material transportado através de conduto livre ou forçado, por unidade de tempo. Ainda outra definição é a de um fluxo volumétrico.
Vazão em peso é a quantidade de peso do fluido que atravessa uma dada seção do escoamento por unidade de tempo. Para obtenção desta relação, evocamos os conceitos de peso específico (γ = G/V) e massa específica (ρ = m/v), através dos mesmos, obtemos a relação deseja.
Os 5 principais tipos de medidores de vazão
Nome e Símbolo (como escrever as unidades SI)
Medição em Unidades de Volume A Vazão é expressa em uma das unidades acima referidas, divididas por uma unidade de tempo (litros/minuto, m3/hora, galões/hora, etc.). No caso de gases e vapores, a Vazão pode ser expressa, por exemplo, em kg/h (usual para vapor), ou em m3/h (usual para gases).
Vazão pode ser definida como sendo a quantidade volumétrica ou mássica de um fluido que escoa através de uma seção de uma tubulação ou canal por unidade de tempo. Vazão Volumétrica – É definida como sendo a quantidade em volume que escoa através de certa secção em um intervalo de tempo considerado.
A equação dimensional da densidade é a massa do produto sobre o volume que ele ocupa: Já a equação dimensional da Vazão Volumétrica é o volume do produto sobre o tempo que ele demora para encher determinado tanque.
V - Agora sim podemos calcular a vazão do rio pela fórmula (Q = 0,8 x A x V). Então, no nosso exemplo, a vazão é Q = 0,8 x 0,24m² x 2 m/s = 0,384 m³/s. Sabemos que 1,0 m³ = 1000 litros então, multiplicando o resultado por 1000 achamos a vazão em litros por segundo. No exemplo, Q = 384 litros/segundo.
Use a seguinte fórmula: Volume (V) = Pi x Raiz (r) Quadrada x Altura. Insira os valores obtidos nos passos 1 e 2 para raiz e altura. Caso sua calculadora não tenha um botão para pi, use 3,14.
A circunferência até 110 mm implica um declive de 0,02 graus ou 2 cm, um diâmetro de 150 a 200 mm deve ser colocado em um ângulo de 0,008 graus, correspondendo a menos de 1 cm.
Divida a "diferença de pressão" pelo "comprimento da mangueira". Multiplique o resultado pela "área de mangueira". O resultado é a vazão de água através de uma mangueira em metros cúbicos por segundo.
Já a mangueira, mesmo com meia-volta na torneira ligada à rede pública, gasta cerca de 25 litros por minuto, conforme simulação feita no site da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).
Excluindo equipamentos específicos, para medir a vazão em um circuito aberto, basta abrir uma torneira e medir o tempo que leva até encher um “balde” com volume conhecido ou posteriormente pesado.
Para cálculo da vazão ideal de uma bomba de vácuo necessitamos de 3 requisitos básicos:
Como medir a vazão de um poço artesiano? Para saber a vazão de um poço, é necessário realizar um teste de vazão automático, também chamado de teste de bombeamento ou produção. Esse teste dura 24 horas e registra o fluxo de água do poço, calculando o rebaixamento do seu nível.