Corazim, juntamente com Betsaida e Cafarnaum, foram denominadas, nos evangelhos de Mateus e Lucas do Novo Testamento, como "cidades" (mais do que pequenas aldeias) nas quais Jesus realizou a maior parte de seus prodígios.
"Vejo os homens, porque, como árvores, os percebo andando", disse o homem. Jesus repetiu o procedimento, resultando numa cura completa e em perfeita visão. "Não entres nem na aldeia", ordenou então Jesus, tentando evitar que a notícia se espalhasse.
Nazaré
A situação intrigante a respeito desses dois lugares é que Jesus havia predito suas destruições. Ele amaldiçoou-as por rejeitarem os seus ensinamentos, por não crerem nos sinais e por não se arrepederem de seus maus caminhos. Tal fato está registrado em Mateus 11: "Ai de ti, Corazim! ai de ti, Betsaida!
Cafarnaum (em grego clássico: Kαφαρναουμ; romaniz.: Kapharnaoum; em hebraico: כפר נחום; romaniz.: Kephar Nachûm , lit. "aldeia" ou "vila de Naum") é uma cidade bíblica que ficava na margem norte do Mar da Galileia, próxima de Betsaida (terra natal de Simão Pedro) e Corozaim.
Numa aparição posterior, Jesus dá a Pedro o papel de conduzir suas ovelhas, ou seja, o papel de liderar os discípulos. O tradicional capítulo final de Marcos sumariza as aparições pós-ressurreição de Mateus e Lucas.
O Evangelho de Lucas (Lucas 3:23) afirma que Jesus "tinha cerca de trinta anos" na época que começou seu ministério. Uma cronologia de Jesus tipicamente data este evento entre 27 e 29 e o final do ministério entre 30 e 36.
A entrada marca o início do período conhecido como Paixão, que culminará com a crucificação e ressurreição de Jesus. Em João 12:9-11, após a ressurreição de Lázaro dos mortos, multidões se juntam à volta de Jesus e passam a acreditar nele. No dia seguinte, uma multidão se juntou para recebê-lo em Jerusalém.
O Batismo constitui o nascimento para a vida nova em Cristo, a porta da vida no Espírito. O rito essencial do Batismo consiste em mergulhar na água a pessoa ou derramar água sobre a cabeça, invocando a Santíssima Trindade, isto é, realiza este nascimento a partir da água e do Espírito.