NBR – Sistemas de detecção e alarme de incêndio – projeto, instalação, comissionamento e manutenção de sistemas de detecção e alarme de incêndio – Requisitos. Para os efeitos desta Norma Técnica são adotadas as definições da NBR 17240 e da NT 03 - Terminologia de segurança contra incêndio.
A central de alarme e detecção é responsável por coletar toda a informação do estado dos detectores e, em caso de identificar uma situação de alarme, acionar os sinalizadores. Ela também verifica falhas na instalação como cabos rompidos e curto circuitos.
O detector linear funciona por feixe de luz e detecta (analisa) fumaça e fumos em ambiente abertos. É constituído de um emissor e um refletor desse feixe de luz, quando existe fumaça, acontece uma perturbação desse feixe de luz e o detector é disparado.
Desligando detectores de fumaça a bateria. Aperte e segure o botão reset ("reiniciar") presente no seu detector de fumaça. O botão reset fica geralmente no meio ou na parte frontal do detector de fumaça.
Segure dois ou três fósforos com a mão e, quando estiver logo abaixo do detector de fumaça, acenda-os. Apague-os imediatamente e deixe a fumaça subir até o detector. A fumaça deve disparar o alarme do detector de fumaça; caso contrário, isso significa que o seu detector não está funcionando corretamente.
Existem algumas exigências gerais para a instalação do sistema:
Na ultima botoeira a união das chaves (5) deve ser ligada no borne 13 do contator (8), finalizando a ligação em série. 5. O terceiro fio da tubulação faz ligação paralela entre as chaves verdes NA de todas as botoeiras da primeira até a última e depois deverá ser conectado no borne 14 do contator (6).
Alinhe a guia de referência do detector com a guia menor da base, encaixe o detector na base e gire-o no sentido horário, até ocorrer o alinhamento das guias maiores de referência. Guia do detector 1- Alinhe a guia do detector com a guia menor da base. 2- Encaixe o corpo do detector na base.