O Brasil assumiu a liderança das exportações de carne bovina em 2004, atingindo 1,17 milhão de toneladas, contra 1,16 milhão dos Estados Unidos. “Em 2019, exportamos 1,9 milhão de toneladas, com faturamento de US$ 7,7 bilhões. Os EUA venderam 1,43 milhão de toneladas e a Austrália cerca de 1,3 milhão.
A empresa americana Tyson Foods se encontra logo atrás da JBS em produção de carne avícola, com mais de 1,8 bilhões de cabeças por ano, sendo o maior processador e negociador de carne de frango, carne bovina e carne suína.
Foi inaugurado em Chapecó, oeste de Santa Catarina, o maior frigorífico do Brasil.
Marfrig
JBS, Marfrig e Minerva, os três maiores frigoríficos do Brasil, anunciaram que suspenderam suas compras de bovinos de 211 fazendas localizadas no bioma amazônico.
De acordo com as informações obtidas junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), 431 frigoríficos espalhados por diversos estados brasileiros apresentam SIF (tabela 1).
Os Principais Destinos das Exportações de Carne Bovina
A importância da logística no processo de exportação Da criação de gado à mesa dos consumidores de outros países, segue-se um complexo processo de logística. Só do trajeto das fazendas aos frigoríficos, os procedimentos são muitos, incluindo o abate dos animais e a preparação da carne para ser armazenada.
carne de frango
Os dez produtos brasileiros mais exportados foram, nesta ordem: soja, petróleo, minério de ferro, celulose, milho, carne de frango, produtos manufaturados, carne bovina, farelo de soja e açúcar.
Saiba quais são os itens que o nosso país mais exporta