Papel da escola - A atuação da escola consiste na preparação intelectual e moral dos alunos para assumir sua posição na sociedade. O compromisso da escola é com a cultura, os problemas sociais pertencem à sociedade.
Na Pedagogia Liberal Tradicional, há a preparação intelectual e moral dos alunos para assumir seu papel na sociedade. A aprendizagem é receptiva e mecânica, sem se considerar as características próprias de cada idade. Há a exposição e demonstração verbal da matéria.
Questão 3 Correto Marcar questão Texto da questão Na ideologia Liberal se encontra quatro tendências pedagógicas: a tradicional, a renovada progressista, a renovada não-diretiva e a tecnicista. Quais ensinos são realçados na tendência tradicional? ... Ensino progressista e renovadora.
Segundo a professora, a escola de método tradicional valoriza mais o saber e o conteúdo. ... O professor nesse sistema será o difusor de conhecimento, e Mirian atribui essa postura à própria formação do professor: “Ele vai valorizar mais o seu conhecimento e conteúdo, e logo vai exigir isso de seus alunos”, explica.
A linha tradicional de ensino teve a sua origem no século XVIII, a partir do Iluminismo. O objetivo principal era universalizar o acesso do indivíduo ao conhecimento. ... Tem como função transmitir conhecimento e informações, mantendo certa distância dos alunos, que são “elementos passivos”, em sala de aula.
A pedagogia tradicional é marcada por um ensino baseado em verdades impostas, os conteúdos repassados eram basicamente os valores sociais acumulados com o passar dos tempos com o intuito de prepará-los para a vida, e esses conteúdos são determinados pela sociedade e ordenados na legislação independente da experiência ...
Características da concepção pedagógica tradicional. O papel da escola é o de promover uma formação puramente moral e intelectual, lapidando o aluno para a convivência social, tendo como pressuposto a conservação da sociedade em seu estado atual (status quo).
27. Em qual conceito de infância baseia-se a pedagogia de projetos e os projetos institucionais interdisciplinares? B) Na criança como ser em desenvolvimento que possui fases ou estágios definidos com características universais.
Resumo: Turismo Pedagógico: o estudo do meio como ferramenta fomentadora do currículo escolar. Trata de sua configuração pelo estudo do meio consolidando-se como uma importante ferramenta de fomento do currículo escolar a serviço da aprendizagem.
[...] um estudo do meio se configura como um conjunto de atividades programadas – pela disciplina geografia ou em planejamento interdisciplinar – no sentido de promover a compreensão mais direta da realidade sócio- ambiental do aluno, por intermédio do trabalho de campo (2006, p. 38).
Brincar no parque é bom para as crianças, pois as incentiva a desenvolver sua criatividade. Os espaços ao ar livre onde não há nada organizado favorecem a sua imaginação. Também estimulam a sua curiosidade, obrigando-as a criar ideias de brincadeiras e atividades, ajudando-as a tomar decisões e a resolver dificuldades.
O objetivo definido pelo Referencial Curricular Nacional é observar e explorar o meio ambiente com curiosidade, percebendo-se como ser integrante, dependente, transformador e, acima de tudo, que tem atitudes de conservação.
Brincar em contato com a natureza é fundamental para o desenvolvimento integral infantil. A natureza em si potencializa o desenvolvimento nos âmbitos biopsicossocial e espiritual. Ela é o espaço de pertencimento da criança, de suas raízes com a Terra.
O eixo de trabalho denominado Natureza e Sociedade reúne temas pertinentes ao mundo social e natural. A intenção é que o trabalho ocorra de forma integrada, ao mesmo tempo em que são respeitadas as especificidades das fontes, abordagens e enfoques advindos dos diferentes campos das Ciências Humanas e Naturais.