Uma válvula de retenção é também usada para isolar uma seção do sistema ou um componente, tal como um acumulador. Uma válvula de retenção permite evitar que um reservatório descarregue o fluxo de volta à válvula de descarga ou através da bomba.
Uma válvula de contrabalanço é uma válvula de modulação que pode manter um movimento do atuador em uma taxa de fluxo desejada. A carga não “ira cair de forma descontrolada” devido aos efeitos de forças externas, como a gravidade.
Válvula de Alívio são válvulas consideradas auto operadas. Na válvula de alívio o fluído fica em contato com o obturador, que sobe e abre passagem caso a força resultante da pressão do fluído vença a força da mola que o suporta.
As válvulas redutoras de pressão são dispositivos mecânicos que, com a passagem da água, reduzem a pressão através de uma perda de carga. Quando não há consumo a válvula se fecha, fazendo com que a pressão excessiva não passe para a tubulação a jusante.
A função da válvula controladora de vazão é a de reduzir o fluxo da bomba em uma linha do circuito. Ela desempenha a sua função por ser uma restrição maior que a normal no sistema.
Uma válvula principal de controle de fluxo em pneumática é regular a pressão ou o fluxo de um fluido. Como parte de um circuito pneumático, uma função de válvulas de controle de fluxo é reduzir a taxa de fluxo em uma seção específica, o que resulta em uma velocidade mais lenta do atuador.