artrópode
Resposta: A maior parte ocupada pelo gráfico corresponde aos peixes, indicando que possuem a maior diversidade de espécies. O contrário serve para os mamíferos, grupo ao qual nós seres humanos pertencemos. Por último, o grupo do sapo são os reptéis, que apresenta 8200 espécies, como nos informa o gráfico.
mamíferos
Os vertebrados (vertebrata) constituem um subfilo de animais cordados, compreendendo os peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Caracterizam-se pela presença de coluna vertebral segmentada e de crânio que lhes protege o cérebro.
Os animais vertebrados compõem o subfilo dos animais cordados, composto pelos peixes, anfíbios (sapo), mamíferos (rinoceronte, vaca, cachorro), répteis (serpente) e aves (tucano).
Animais vertebrados
Animais. Rinocerontes são mamíferos herbívoros encontrados na África e Ásia que apresentam pele grossa e cornos muito visados comercialmente. O termo rinoceronte é usado para se referir a cinco espécies distintas: rinoceronte-branco, rinoceronte-negro, rinoceronte-indiano, rinoceronte-de-sumatra e rinoceronte-de-java.
Os chifres são compostos de queratina Ao contrário do que muita gente pensa, os chifres dos rinocerontes não são ossos, mas sim compostos por uma proteína chamada queratina, que vai crescendo ao longo da vida do animal. Essa proteína também é encontrada em cabelos e unhas dos seres humanos.
Os chifres de rinocerontes, transformados em pó, é muito utilizado na medicina tradicional chinesa, embora as suas virtudes terapêuticas não estejam até hoje provadas cientificamente . Os chifres são também transformados em jóias que são "exportadas e vendidas na Ásia”, explica o relatório da ONG de defesa dos animais.
Eles acreditam que os chifres permitem que as vacas se reconheçam e desempenhem um papel na comunicação, digestão, manutenção e regulação da temperatura corporal. É perfeitamente possível criar gado com chifres livremente, desde que haja espaço suficiente para que os animais possam se mover sem esforço ou lesão.
Os cornos são recobertos por queratina e os chifres por uma camada de pele altamente vascularizada, denominada veludo. ... Nos chifres, à medida que eles crescem, ocorre o revestimento da camada de veludo e, diferentemente dos cornos, eles costumam ser trocados anualmente.
Os animais usam os chifres como arma para se proteger dos inimigos. Usam-nos também nas lutas com outros animais da sua espécie. Em alguns tipos de animais somente os machos têm chifre. Em outros, ele está presente tanto nos machos quanto nas fêmeas.
Animais com chifres grandes
Podemos citar o veado, o alce e o caribu como animais que possuem chifres. Essas estruturas são encontradas normalmente em machos, sendo poucas as espécies que possuem fêmeas com chifres.
Um touro texano criado na Austrália é o recordista de maior chifre do planeta. JR, de 7 anos, exibe na cabeça 2,8 metros de chifre. E ainda vai crescer mais! O animal é parte do rebanho da Texas Longhorns, em fazenda de 1.
O rinoceronte-indiano apresenta apenas um chifre, feito de queratina, a mesma proteína fibrosa que compõe nossos cabelos e unhas. A estrutura pode atingir até um metro de comprimento, o que faz do animal um dos maiores alvos de caçadores ilegais da História.
Todas as girafas têm ainda uma característica em comum: os dois chifres cobertos de pelos chamados ossicones, que os machos aproveitam como armas de luta, além de também usarem os seus longos pescoços para isso.
Os biólogos não sabem exatamente para o que eles servem, mas sabem que são herança dos antepassados das girafas, que possuíam uma galhada, semelhante aos veados. Com o passar do tempo, os chifres foram diminuindo, até o tamanho atual, dando a impressão de que elas possuem antenas.
Para que servem as “anteninhas” que ficam entre as orelhas das girafas? Aparentemente para nada. Na verdade são chifres que surgiram no passado, quando talvez ajudassem o animal a se defender dos seus predadores.