O kit de embreagem é formado pelo platô, que é a maior peça, disco e rolamento. ... Disco: o disco é a peça mais importante do sistema de embreagem. Ele é responsável pela ligação entre a caixa de câmbio e o motor, o que permite a troca da marcha. Platô: localiza-se entre a caixa de câmbio e o motor.
Portanto, o sistema de embreagem fica localizado entre o motor e a caixa de câmbio, interrompendo sua conexão e religando-os conforme a necessidade, e de modo que suas velocidades sejam sincronizadas com o mínimo de impacto.
A embreagem entra em funcionamento quando o disco de embreagem é pressionado pelo platô ao volante do motor. ... Quando acionamos o pedal da embreagem, o movimento é transmitido via cabo até o garfo da embreagem. Ele pressiona a mola membrana, libera o disco de embreagem e interrompe a transmissão.
Utilize a embreagem apenas quando for dar a partida e trocar de marchas. Evite deixar o pé no pedal por muito tempo principalmente quando estiver parado ou como “apoio” para os pés enquanto dirige. Isso superaquece o sistema e pode provocar o lixamento de disco.
A embreagem do carro tem diversas funções, como possibilitar a saída do veículo, transmitir o torque e proteger o motor e a transmissão contra sobrecargas.
“Ao pisar na embreagem para dar a partida, todos os movimentos do câmbio são aliviados e o motor de arranque também faz menos força para girar o motor.”, diz o engenheiro Rubens Venosa, da oficina Motor Max. A prática deixa a partida mais leve e com mais velocidade, fazendo o carro pegar mais fácil.
Para ligar o carro
Em um veículo manual, colocar o veículo em ponto morto começa pressionando o pedal da embreagem. Então, o motorista deve mudar a alavanca das marchas para o ponto onde ela fica livre ao ser movida para os lados. Ao soltar a embreagem, o veículo continuará funcionando, sem que o motor pare de funcionar.
2) Não mantenha o carro parado usando a embreagem Até mesmo bons motoristas acabam cometendo esse erro, apenas por costume, ou porque é mais fácil assim. Segurar o carro em um semáforo ou em uma subida usando a embreagem é o mesmo que fazer com que ela se gaste mais rápido, propositalmente.
Alguns sinais podem dizer que o disco de embreagem está ruim. Por exemplo, se você ouve ruídos, como se fossem arranhados, durante a troca de marcha. ... Outro indicativo é constatar que o pedal da embreagem está pesado e duro. Você também pode reparar se o seu veículo está com trepidação excessiva.
Um sinal que aponta problema no volante, é a percepção de vibrações no motor e no câmbio durante a marcha lenta. Essas vibrações são causadas pela força da combustão que gera o torque no virabrequim. Elas são transmitidas pelas embreagens até o câmbio.
Kit de embreagem: Sinais de que você precisa trocar o da sua moto
Embreagem “patinando”: a rotação do motor sobe sem o carro aumentar a velocidade, devido ao acoplamento incompleto entre disco e chapa de pressão.
O desgaste do revestimento provoca o menor atrito quando aplicado a mesma força, que é definida pelo sistema de embreagem, e o atrito entre os dois corpos não é suficiente para rotar o conjunto, que acaba “escorregando” por isso o termo “patinar”.
não vejo necessidade de limpar os discos, mas se quiser, melhor com querosene do que gasolina, pois é menos agressivo. ai depois deixe banhado no oleo novo por uns 10 min, antes de montar.
Como qualquer sistema hidráulico, é comum acontecer do pedal abaixar ou diminuir seu curso, isso ocorre devido vazamento no sistema que comanda o conjunto de embreagem. Este sistema de controle hidráulico possui dois atuadores que funcionam como bombas, a interna e a bomba externa.
Se você pressionou a embreagem corretamente e a alavanca “arranhou” no engate da marcha, há alguma avaria dentro do câmbio. ... Também pode ser culpa do garfo que movimenta a engrenagem ou da luva de engate ou sinal de falta de óleo na transmissão. Ele pode, por exemplo, ter vazado por um rasgo na coifa da homocinética.
As engrenagens das demais marchas, no entanto, nada sofreram. Isso ocorre pois o conjunto da quinta marcha fica mais elevado e é o primeiro a sofrer quando há baixa no nível de lubrificante. Infelizmente quando há a necessidade de abrir o câmbio e trocar componentes internos o preço do serviço não é barato.