O mapa de cheios e vazios, nada mais é do que como o nome já diz, analisar os cheios (construções) e os vazios (sem construções), e para isso, basta entrar no Google maps, tirar um print da tela e depois redesenhar por cima no corel ou outro programa que permita essa edição.
ELEMENTOS CONCEITUAIS DE ARQUITETURA CHEIO X VAZIO - Na mesma linha do claro e escuro, os elementos em arquitetura cheio e vazio, que são formas vazadas e formas cheias, valorizam o conjunto arquitetônico. ... ESBOÇO - Desenho ou pintura feito como modelo detalhado de um adorno arquitetônico, geralmente em escala.
O mapa de figura e fundo mostra a diferença de adensamento entre a área de ocupação ho- rizontal e a área de ocupação vertical, demonstrando que, em planta, as áreas de ocupação vertical apresentam uma densidade menor.
O Mapa Nolli fez história quando foi criado em 1748, em grande parte por causa de seu foco em espaços públicos. Com ele, Giambattista Nolli destacou o fato de que os lugares públicos não existem exclusivamente na forma de ruas e parques, mas também em espaços fechados.
O mapa de gabaritos traz ao observador como se comportar diante de um maior ou menor aprisionamento, de uma rua mais estreita ou mais larga, e principalmente, de categorizá-la como apropriativa.
Para criar o mapa é necessário ter a seguinte base cartográfica: uso e ocupação do solo e limites das APP (margem de rio, nascentes, declividade, topo de morro…). As informações de cursos d'água, nascentes, declividade e topo de morro foram extraídas/elaboradas a partir das imagens de Radar SRTM.
Tratam-se o uso e ocupação do solo por mecanismos de planejamento urbano, podendo-se construir o conceito de que o uso do solo é o rebatimento da reprodução social no plano do espaço urbano e a ocupação do solo, por sua vez, é a maneira pela qual a edificação pode ocupar terreno urbano, em função dos índices ...
Para ter acesso as informações, basta abrir o GeoSampa e selecionar no lado esquerdo da tela o ícone “pesquisar”. Na aba “Zoneamento” preencha os campos obrigatórios: setor, quadra, e por fim, lote.
GEOSAMPA > Lupa à esquerda da tela > aba de Endereço ou Setor-Quadra > Lo- calizar > Legislação Urbana > Zoneamen- to-> quadrado na frente da Lei16. 402/16 > Perímetros da Zona > aparece no mapa da tela o Zoneamento (ZMa; ZEUa etc) e pintado a cor desse zoneamento. Anote-o em uma folha.
Há diversas maneiras de acessar as informações de qualquer lote: seja pesquisando na plataforma através das ferramentas de Zoom e clicando diretamente sobre ele, seja pelo endereço do lote, seja pelo número do cadastro do IPTU. Este último também é conhecido por número SQL (Setor-Quadra-Lote).
A referência a ser inserida, no caso de utilização destas informações em trabalhos acadêmicos é a seguinte: SÃO PAULO. PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO. GeoSampa.
Para acessar, basta clicar em Cadastro > Cadastro Fiscal > Lotes do lado direto da tela.
Para ter acesso as informações, basta abrir o GeoSampa e selecionar no lado esquerdo da tela o ícone “pesquisar”. Na aba “Zoneamento” preencha os campos obrigatórios: setor, quadra, e por fim, lote. Feito isso, clique em “listar” e a consulta do zoneamento desejado será apresentada.
O Ministério do Meio Ambiente cita e detalha outros tipos de zoneamento como:
Zonas Mistas são porções do território em que se pretende promover usos residenciais e não residenciais, inclusive no mesmo lote ou edificação, com predominância do uso residencial, com densidades construtiva e demográfica baixas e médias.
Para ter esta informação, vc. pode consultar a própria planta aprovada pela prefeitura, se tiver como uso misto, é um empreendimento de uso comercial e residêncial. Ou então ir até a prefeitura para se ter uma informação mais precisa do empreendimento, basta levar qualquer IPTU correspondente a edificação.
Zona Mista Dois - ZM2: constitui-se de áreas mistas com ocupação predominantemente residencial, onde deve ser controlado o adensamento, sendo admitidos os usos: residencial multifamiliar, com diversidade de usos comerciais e de serviços, com baixo nível de impacto urbanístico e ambiental e o uso industrial de baixo ...
Especial Zoneamento – Entenda as Zonas Mistas O relator do projeto de Lei do Zoneamento, vereador Paulo Frange (PTB), define este tipo de zoneamento como convívio perfeito de atividades comerciais e residenciais. “Aqui se permite tudo, construir prédio, ter restaurante, bar, pet shop”, disse.
As áreas de ZEU (Zona Eixo de Estruturação e Transformação Urbana) estão previstas dentro do eixo de transformação, que correspondem a 18% da área total de São Paulo, do projeto de revisão de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo – zoneamento – em tramitação na Câmara Municipal de São Paulo.
Especial Zoneamento: entenda as Zonas de Ocupação Especial As ZOE´s (Zonas de Ocupação Especial) são áreas destinadas a abrigar atividades, que por suas características únicas, necessitem de disciplina especial de parcelamento, uso e ocupação do solo.
Zonas de Ocupação Especial são porções do território destinadas a abrigar predominantemente atividades que, por suas características únicas, como aeroportos, centros de convenção, grandes áreas de lazer, recreação e esportes, necessitem disciplina especial de uso e ocupação do solo.
Áreas remanescentes de Mata Atlântica e outras formações de vegetação nativa, arborização de relevância ambiental, vegetação significativa, alto índice de permeabilidade e existência de nascentes, entre outros que prestam relevantes serviços ambientais, são classificadas como ZEPAM (Zonas Especiais de Proteção ...