crossorigin="anonymous">
Se você está estudando para provas, o ideal são as brancas frias; se, por outro lado, você tem o hábito de ler na cama até para estimular o sono, aposte nas amarelas. As melhores opções são as lâmpadas fluorescentes ou led. A segunda opção é a mais indicada pela economia, durabilidade e até pela estética ao ambiente.
O ideal é que um canto de leitura seja iluminado com lâmpadas que não aqueçam o ambiente, para não causar desconforto. Neste sentido, a lâmpada LED seria a melhor escolha, além de ser mais econômica que outros modelos. Mas você também poderia optar pela lâmpada fluorescente, por exemplo.
Assim, uma luminária específica, na mesa de estudo, é a mais indicada. Mas é preciso cuidado, porque a iluminação não deve ofuscar nem provocar sombras. Para isso, o foco de luz deve ser voltado para o que está sendo lido ou escrito e não para os olhos da pessoa, além de ser posicionado do lado oposto à mão de escrita.
Assim, o ideal é utilizar uma lâmpada quente de cor amarela para a iluminação central do cômodo, pois ela ajudará a trazer uma sensação acolhedora para você. Já no abajur, a escolha da cor se dará a partir de sua finalidade no ambiente.
Recomenda-se o uso de lâmpadas de até 25 watts em um abajur com cúpula de até 15 cm de diâmetro. Tamanhos maiores pedem lâmpadas de até 40 watts.
Luz branca: proporciona uma situação de atenção, de foco, melhor visibilidade, deixa o ambiente sempre mais em alerta. Indicada para cozinha e áreas de escritório. Luz amarela: com um toque dourado, traz um aconchego, como se fosse um descanço para os olhos. Indicada para quarto e sala de casa.
É preciso, inclusive, pautar a escolha da lâmpada e o posicionamento dela no ambiente com cuidado para não aquecê-lo demais. Para isso, a regra é simples: prefira lâmpadas que possuem maior eficiência, emitem menos calor (o que gera também uma importante economia de energia).
Um estudo realizado pelo programa de pesquisas sobre luz e saúde do Lighting Research Center, mostrou que a luz vermelha pode ser mais apropriada para uso à noite. “A luz vermelha tem menos poder de mudar o ritmo circadiano e suprimir a melatonina. Além disso, ela não afeta a visão noturna”, finaliza Dr.
As três opções são melhores do que as originais Halógenas, mas as lâmpadas de Xenon saem na frente devido a maior potência (acima de 6000K). Contudo, como seu uso é restrito, então a melhor opção está nas lâmpadas Super Brancas, que ainda será mais econômica para o seu bolso.
Utilizar ao máximo a luz difusa e ao mínimo a luz pontual para evitar reflexos principalmente nos pisos. A luz deve ter uma iluminância elevada e boa reprodução de cores. Utilizar lâmpadas fluorescentes ou LEDs de alta temperatura. Podendo em certos casos trabalhar com 3000K(luz amarela) ou 6000K(luz branca).
Distúrbios do sono Por fim, já existem diversos estudos e teorias a respeito da influência do LED no corpo humano, mas, o que se pode afirmar é que, se comparada às lâmpadas antigas, o LED é a opção menos nociva à saúde.
O uso do dimmer e de uma iluminação mais direcionada também é possível. As lâmpadas de LED praticamente não precisam esquentar para alcançar a sua capacidade total e também quase não emitem raios Ultravioleta – o que é ótimo para a pele e a saúde de quem fica exposto à elas.
As lâmpadas LED mais comuns, que são utilizadas em residências são seguras, segundo Grinblat. Contudo, a longo prazo, pessoas que possuem muitas manchas na pele, na área do rosto, por exemplo, podem, eventualmente, experimentar uma piora na pigmentação, ou seja, a região pode ficar mais escura.
Nas luminárias, preferir por lâmpadas incandescentes (luz amarela) ou de LED, por terem tons mais aconchegantes. Recomenda-se que as luzes incandescentes devam ter potência de até 60 W, e as de LED, de até 10W.
Danos na retina em decorrência da exposição à luz Presente no dia a dia de todas as pessoas, independente de idade ou classe social, a luz de LED emitida em aparelhos eletrônicos, computadores, TVs de LED, games, celulares e afins, atua contra a saúde ocular caso os olhos sejam excessivamente expostos a ela.
Tratando-se da luz do sol, os riscos são muitos, tendo em vista que ela é composta por raios ultravioleta que aumentam os danos causados ao olho. A luz solar pode afetar a córnea, a lente, a conjuntiva (membrana mucosa que reveste e protege o globo ocular), a mácula (parte da retina) e a pálpebra.
Vem comigo que eu vou te falar mais sobre dois modelos, lâmpada de LED e lâmpada fluorescente! As lâmpadas LED são as melhores opções pra luminária de mesa, viu? Além de gastar pouca energia, ela pode durar anos e não esquenta o ambiente!
Luminárias de foco dirigível são a melhor opção para iluminar mesas de home-office e de estudo, criados-mudos ou cantos de leitura. O que é luz difusa? Luz difusa é quando a luminária utiliza um difusor para suavizar e espalhar a luz.
Uma luminária transite a luz direta para que você faça as suas atividades. É importante, além da luminária, escolher a lâmpada certa. De preferência, usasse cores frias, como modelos LED ou fluorescente. Se quer optar por um ambiente mais aconchegante, use cor branca ou opte por luzes quentes.
2 – Encontre uma lâmpada para seu pendente. A maioria das pessoas prefere usar uma lâmpada fluorescente compacta ou uma de halogênio para essa finalidade.
90 centímetros
"As lâmpadas halógenas são de 20% a 60 % mais eficientes que as incandescentes, com uma vida útil por volta de 5.
O soquete do tipo E27 é encontrado na maioria dos lustres, plafons e pendentes. Já o E14 é o mais comum em itens importados para o Brasil, normais em abajures e castiçais eletrônicos. O GU10 é um dos melhores do mercado, sendo a peça de escolha nos modelos mais modernos.
Modelo: Lustre / Pendente Sputnik para 12 lâmpadas (cód. 4965/12) Soquete: 12 modelo E-27. Utiliza 12 lâmpadas E-27 (inclusas)...Características Técnicas.
lâmpadas LED
lâmpadas LED
As lanternas são a solução ideal. Elas trazem muito charme e estilo à iluminação de jardim, já que são encontradas em diversas cores e estilos. Uma das suas principais vantagens das lanternas é que elas dispensam fiações elétricas. Dessa forma, podem ser dispostas tanto no chão como penduradas em árvores e pergolados.
Tipos de iluminação para jardim
Para uma luz tradicional a lâmpada T100 é uma boa aposta em eficiência luminosa. A lâmpada Filamento A60 é outra boa opção que propõe clima mais ambiente e familiar. Garagem: A garagem é um espaço que pede segurança, portanto, a iluminação não pode falhar.