A vacina é considerada uma forma de imunização ativa. Isso se dá pelo fato de ela estimular nosso organismo a produzir anticorpos. Já o soro é intitulado como imunização passiva, pois os anticorpos são inoculados em outro organismo antes de serem aplicados em humanos.
As vacinas são usadas na prevenção de viroses e doenças bacterianas. Os soros, por sua vez, não promovem uma imunização ativa, uma vez que, nesses casos, são inoculados anticorpos previamente produzidos em outro organismo. No caso dos soros, dizemos que ocorre uma imunização passiva.
Existem vacinas que são produzidas com a injeção do vírus em ovos com embriões vivos. Eles vão se multiplicar e depois passam por tratamento para poderem ser utilizados. As vacinas da gripe, por exemplo, são refeitas todos os anos, já que o vírus sofre mutações anuais e o agente causador da doença muda.
A maioria das vacinas é feita por os virus e as bactérias que causam doenças. Primeiro eles são enfraquecidos Nos laboratórios e depois diluidos. substancias quimicas.
Modo de ação. Quando aplicado no corpo de um indivíduo, o vírus atenuado é capaz de se replicar, porém de maneira lenta, sem causar maiores danos ao organismo. A prolongada exposição ao vírus durante a lenta replicação viral induz uma resposta imune.
Inativado vem do verbo inativar. O mesmo que: desativado, interrompido, paralisado, cessado.