Se analisarmos as relações entre os termos na oração, perceberemos que eles exercem as seguintes funções sintáticas:
Pronome é uma classe de palavras variável cuja finalidade é substituir ou determinar (acompanhar) um substantivo. Eles se classificam em razão dessas funções. Aquele que substitui o nome é chamado de pronome substantivo, e o que o determina (acompanha) é o pronome adjetivo.
São aqueles que substituem os substantivos, indicando diretamente as pessoas do discurso. Quem fala ou escreve assume os pronomes eu ou nós, usa os pronomes tu, vós, você ou vocês para designar a quem se dirige e ele, ela, eles ou elas para fazer referência à pessoa ou às pessoas de quem fala.
Eles ajudam na não repetição do substantivo. como por exemplo: Ana gosta de jantar, Ana gosta de pizza e aquela mesa é de Ana. Ao invés de eu ficar repetindo o substantivo "Ana", eu posso substituir por um pronome, no caso dela ou ela, como por exemplo: Ana gosta de Jantar, ela gosta de pizza e aquela mesa é dela.
Pronomes pessoais são aqueles que designam uma das três pessoas do discurso. Os pronomes pessoais são subdivididos em: - do caso reto: função de sujeito na oração.
Os pronomes de tratamento são expressões que assumem valor semântico de pronomes. O próprio nome já sugere que eles, os pronomes, estão em função ou ficam em lugar do nome ou dos substantivos. Os pronomes de tratamento são classificados como pronomes pessoais de tratamento.