crossorigin="anonymous">
Júlio César de Melo e Sousa
Apenas em 2013, no dia 26 de junho, a presidenta Dilma Rousseff sancionou a lei 12.
A data é uma homenagem ao nascimento de Malba Tahan, professor de matemática, educador e autor do “homem que calculava”, primeiro livro brasileiro de recreações matemáticas.
O homem que calculava
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
O escritor Malba Tahan foi um dos pioneiros no trabalho com a História da Matemática, defendeu com veemência a resolução de exercícios que deixassem de lado o uso mecânico de fórmulas, valorizando o raciocínio. Em seu trabalho sempre utilizou curiosidades e atividades lúdicas.
6 de maio de 1895
Malba Tahan (crente de Allah e de seu santo profeta Maomé) é um “famoso escritor árabe”, que nasceu na Península Arábica, em uma aldeia conhecida como Muzalit, próxima do centro islâmico dos muçulmanos, a cidade de Meca, em 6 de maio de 1885.
18 de junho de 1974
As obras de Malba Tahan permitem aprender conceitos de Matemática e constatar que a Matemática pode ser uma divertida e desafiante aventura quando estudada de forma dinâmica e criativa, visto que a centralidade de suas histórias está em aventuras misteriosas, com beduínos, xeiques, vizires, magos, princesas e sultões.
O que Malba Tahan fez para merecer a homenagem? ... Os números e as propriedades numéricas eram, para Malba Tahan, como seres vivos. Ele dizia que existem números alegres e bem-humorados, frações tristes, multiplicações carrancudas e tabuadas sonolentas.
18 de junho de 1974
Júlio César de Mello e Souza (Rio de Janeiro, 6 de maio de 1895 — Recife, 18 de junho de 1974), mais conhecido como Malba Tahan, foi um professor, educador, pedagogo, conferencista, matemático e escritor do modernismo brasileiro, e, através de seus romances infanto-juvenis, foi um dos maiores divulgadores da matemática ...