Em seu sentido inicial, a teocracia é um termo de origem grega que significa “governo divino”. Nesse sentido, definimos a teocracia como todo governo em que justificativas de natureza religiosa orientam a formação do poder instituído.
Teocracia é o governo ou o Estado onde as leis em vigor foram inspiradas por um deus ou vários deuses. Como os deuses não podem governar diretamente, eles se serviriam de seus representantes na Terra, como os sacerdotes e reis, para dirigir o povo.
O Vaticano adota como sistema político a teocracia, termo que vem do grego e significa, literalmente, um governo divino. Pode, também, ser entendido como um governo religioso. Como uma divindade não governa, está representada por meio de figuras centrais, como o Papa, ou leis que regem a sociedade, como a Xaria.
O Vaticano, sede da Igreja Católica Apostólica Romana, é o menor país soberano do mundo. Fica no centro de Roma, capital da Itália, em um território que não chega a meio quilômetro quadrado e onde vivem cerca de 900 pessoas.
Cidade do Vaticano
Vaticano: de vilarejo às margens de um rio para sede mundial da igreja católica. O nome Vaticano deriva sua etimologia da palavra vaticinium, que significa "oráculo": muitos adivinhos teriam ocupado o lugar durante a Antiguidade Romana. Para outros historiadores, o Vaticano seria uma cidade etrusca chamada Vaticum.
Vaticano
No ano de 313, o imperador Constantino deu liberdade de culto aos cristãos e, a partir de então, o cristianismo passou a agregar novos adeptos em Roma, tornando-se a religião oficial do Império Romano em 390, ato instituído por Teodósio.
Porque a igreja utilizava de várias fontes para tentar consolidar seu modelo cristão mesmo ela não sendo de origem cristã , porém quando esse modelo foi inserido para os integrantes da igreja a fonte do pensamento foi ocultada .