Teoria Neomalthusiana Os neomalthusianos demonstravam receio em relação ao crescimento acelerado da população nos países desenvolvidos, visto que, para eles, esse crescimento causaria impacto direto na renda per capita do país. Isso acarretaria problemas socioeconômicos, miséria e falta de emprego.
Resposta. Resposta: a teoria de malthus: o crescimento da população acontece no ritmo geométrico enquanto a produção de alimentos ocorre em ritmo aritmético. Teoria Neomalthusiana: o subdesenvolvimento como decorrência do excessivo número de habitantes da Agricultura manual de baixa produtividade.
As principais teorias demográficas que abordam o ritmo de crescimento populacional são a malthusiana, a neomalthusiana, a reformista e a de transição demográfica.
Uma das principais causas da explosão demográfica foram os avanços tecnológicos proporcionados pela Revolução Industrial. Após o início desse período, observou-se um acentuado processo de migração do campo para as zonas urbanas.
O crescimento populacional de um determinado território ocorre através de dois fatores: a migração e o crescimento vegetativo, esse último é a relação entre as taxas de natalidade e as de mortalidade.
O efeito da queda das taxas de natalidade é o envelhecimento da população. ... Já o segundo estágio (era moderna), marcado pelo desenvolvimento industrial, econômico e social das populações, é o período marcado pelo rápido decréscimo das taxas de mortalidade, enquanto as taxas de natalidade demoram a cair.
(UFRR) O envelhecimento da população está mudando radicalmente as características da população da Europa, onde o número de pessoas com mais de 60 anos deverá chegar, nas próximas décadas, a 30% da população total. Graças aos avanços da medicina e da ciência, a população está cada vez mais velha.
Pela projeção do IBGE, homens devem viver em média 77,3 anos e mulheres 82,3 anos em Minas Gerais. Minas Gerais precisa se preparar cada vez mais para acolher a população idosa. ... As mulheres poderão viver em média 82,3 anos e os homens, 77,3.
O crescimento econômico do país, acesso à água tratada e esgoto, bem como aumento do consumo, foram alguns dos fatores que elevaram a expectativa de vida no Brasil. A esperança de vida dos brasileiros aumentou, isso segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Entre as principais causas da mortalidade infantil estão a falta de assistência e de instrução às gestantes, ausência de acompanhamento médico, deficiência na assistência hospitalar, desnutrição, déficit nos serviços de saneamento ambiental, entre outros.
Agora, é preciso um amplo programa educacional, para que toda a população tenha noções básicas sobre o processo de envelhecimento, para que valorize e respeite a pessoa idosa”. ... Outro desafio do país é aumentar a oferta de políticas públicas que garantam que a população idosa envelheça de forma ativa.
Soluções para o envelhecimento populacional
“Entrar em contato com os idosos ao redor e procurar entender suas aflições, sem ser paternalista ou infantilizar o outro, nos torna mais tolerantes”. ... Para Alexandre, é preciso pensar a cidade com a lente de um idoso, conversar com essa população e entender suas reais necessidades no dia a dia.
Atualmente temos muitos recursos para auxiliar no envelhecimento, abaixo algumas dicas para preparar-se para envelhecer:
Respeito e integração social; Participação cívica e emprego; Comunicação e informação; Apoio da comunidade e serviços de saúde.
Inscrições abertas para o curso online Como estamos envelhecendo?. Com apresentação da atriz Zezé Motta, o curso convida à reflexão sobre a cultura da longevidade e o envelhecimento ativo, desmistificando estereótipos ligados à velhice e apontando-a como uma fase de novas experiências, aprendizados e oportunidades.