crossorigin="anonymous">
A maior importância do microscópio para a ciência é o fato de que com ele os cientistas conseguem estudar estruturas minúsculas, como é oc aso das células.
Com o aparelho foi possível estudar seres unicelulares e pluricelulares invisíveis a olho nú, incluindo é claro, as bactérias e protozoários responsáveis pela maioria das doenças hoje conhecidas.
A teoria celular, foi uma das mais importantes generalizações da história da biologia. Ficou claro que, apesar das diferenças quanto à forma e função, todos os seres vivos têm em comum o facto de serem formados por células. Portanto, para a plena compreensão do fenómeno da vida, é preciso conhecer as células.
Olá! A invenção do microscópio ocorreu por volta dos anos 1600. Seu desenvolvimento permitiu a visualização de organismos microscópicos antes não conhecidos e garantiu também a descoberta das células e de outros fenômenos fundamentais.
Dentre mudanças na sociedade que foram provocadas pela invenção do microscópio, pode-se citar: observação de partículas que não são vistas a olho nu; observação de astros e estrelas.
Com este microscópio simples, inventado em 1674, Antony van Leeuwenhoek estudou os glóbulos vermelhos do sangue e constatou a existência dos espermatozóides.
Todavia, a microscopia permitiu a criação da Citologia, área específica da Biologia que trata da morfologia e de todos os aspectos celulares, contribuindo para o estudo dos seres vivos, e principalmente, de um maior entendimento do corpo humano.
O primeiro microscópio foi descoberto através de um experimento feito por dois fabricantes de óculos holandeses. ... O impacto dessa invenção para a ciência veio algum tempo depois através de Robert Hooke que, em 1665, detalhou as suas descobertas microscópicas sobre pulgas e cortiça.
Acredita-se que o microscópio tenha sido inventado no final do século XVI por Hans Janssen e seu filho Zacharias, dois holandeses fabricantes de óculos. Tudo indica, porém, que o primeiro a fazer observações microscópicas de materiais biológicos foi o neerlandês Antonie van Leeuwenhoek (1632 - 1723).
1250
Robert Hooke (1635 – 1703) foi um cientista inglês, nascido em Freshwater. Foi estudar em Oxford University, em 1653, onde começou como assistente de laboratório de Robert Boyle, em 1655, que futuramente colaborou para os estudos sobre gases, se destacando em mecânica.
A descoberta da célula foi possível graças aos avanços na área de microscopia, que permitiram uma melhor visualização de estruturas microscópicas. As células foram descobertas pelo biólogo Robert Hooke, em 1665, que observava cortes de cortiça (material de origem vegetal utilizado para fazer rolhas).
O inglês Robert Hooke aperfeiçoou esse instrumento. Ao examinar um pedaço de cortiça, ele observou numerosas cavidades que pareciam um favo de mel, e as chamou de “células”, palavra latina que significa “pequenas celas ou quartos”.
A partir da invenção de Leeuwenhoek, o cientista inglês Robert Hooke conseguiu observar pedaços de cortiça em um microscópio chamado de microscópio composto, por ter duas lentes em sua estrutura.Ao observar a cortiça, Hooke viu pequenas cavidades e lhes deu o nome de “células”, palavra que, em latim, significa cella = ...
Anton Van Leeuwenhoek foi um comerciante holandês e cientista. Ele é comumente conhecido como “o pai da microbiologia”, e considerado o primeiro microbiologista. Ele é mais conhecido por seu trabalho sobre a melhoria do microscópio e por suas contribuições para o estabelecimento de microbiologia.
Leeuwenhoek é, para alguns, considerado o inventor do microscópio e, para outros, o aperfeiçoador deste aparelho. Foi também ele que, ao final do século XVII, identificou pela primeira vez a levedura como um ser vivo, parte integrante da produção de bebidas fermentadas.
Leeuwenhoek conseguiu observar com o microscópio que construiu maravilhas do mundo natural invisíveis a olho nu, como as células das plantas, fibras musculares, bactérias e protozoários, entre outros mistérios da biologia da altura.
No século XVII, a “descoberta” dos microrganismos esteve associada à invenção do microscópio. ... Em 1876, ao pesquisar o carbúnculo , doença que acometia rebanhos de gado e ovelhas na Europa, Koch constatou a presença de microrganismos em forma de bastonetes no sangue dos animais infectados.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Entretanto, somente no século 19, o estudo das bactérias se desenvolveu, graças aos trabalhos realizados pelo médico alemão Koch, que descobriu que o causador de uma doença que acometia o gado era na verdade uma bactéria.