Guarde o repolho inteiro; as folhas externas acabam protegendo as mais internas. Caso tenha utilizado apenas a metade, embale o restante com filme ou guarde dentro de um saco plástico na geladeira.
Lavar tomates: Escolha tomates maduros com a pele não rompida, lavar em água corrente para tirar a terra e outras sujeitas, colocar de molho em água sanitária. É uma colher do produto para cada litro de água. Usar água sanitária pura, sem outros produtos de limpeza na fórmula. Isso deve ser verificado no rótulo.
Para cada litro de água, é indicado usar uma colher de água sanitária e deixar de molho por 15 minutos. Em seguida, é preciso enxaguar novamente em água corrente.
Higienização com vinagre Essa é sem dúvidas uma das maneiras mais famosas de higienizar alimentos! Para preparar essa solução, basta colocar duas colheres (sopa) de vinagre para cada 1 litro de água filtrada. Depois disso, deixe as verduras e frutas mergulhadas nessa mistura por aproximadamente 30 minutos.
Como lavar corretamente frutas e verduras
Lavar em água corrente os vegetais folhosos, folha a folha, e as frutas e legumes um a um; Colocar de molho por 10 minutos em água clorada (1 colher de sopa de hipoclorito de sódio [2,5%] ou água sanitária – 2,0 a 2,5% – para 1 litro de água);
Para purificar a água para consumo humano recomenda-se colocar 2 a 4 gotas de hipoclorito de sódio de concentração 2 a 2,5%, para cada 1 litro de água. Essa solução deve ser guardada dentro de um recipiente não transparente, como um pote de barro ou uma garrafa térmica, por exemplo.
Um dos usos mais comuns do hipoclorito de sódio é para a higienização de frutas, verduras e legumes antes do consumo. Para este fim deve-se utilizar uma colher de sopa do produto na concentração de 2,0% ou 2,5% - ou duas colheres de hipoclorito na concentração de 1% - para cada litro de água.
Coloca-se 1 mL (100 ppm) para 1L de água para sanitização de equipamentos e utensílios e 2 mL (200 ppm) do produto para 1 L de água potável para pisos e paredes. Para maiores quantidades de água clorada, é só fazer a proporção correta.
Sabe-se que: 1 litro (L) = 1.
C= M1/V.
Os níveis de cloro permitidos são definidos pela Portaria da Consolidação nº 5/2017 do Ministério da Saúde. Ela recomenda que a água fornecida contenha um teor mínimo de 0,5 miligramas por litro (mg/L) e máximo de 2 mg/L de cloro residual livre.
Forma de uso:
Lavar o recipiente com água e sabão e enxaguar; Misturar 2 colheres das de sopa de hipoclorito de sódio (2,5%) ou água sanitária (2,0 a 2,5%) com 1 litro de água e jogar no recipiente.
Para retirar o lodo, escove as paredes e lave o reservatório com jatos d'água. Depois de limpa, encha a caixa d'água com: 1 litro de Água Sanitária mais 1000 litros de água ou 1 copo (400ml) de Hipoclorito de Sódio mais 1000 litros de água. Deixe desinfetar por 2 horas.