Para os gregos do mundo antigo a ideia de Hélade fazia referência a uma forma compartilhada de entender a vida. Cada polis ou cidade-estado era completamente independente do ponto de vista político, mas todos tinham uma cultura em comum. Seu mundo faz parte do passado, mas está muito presente nos dias de hoje.
Período Pré-homérico é o nome atribuído a uma parte da história da Grécia Antiga, que vai de aproximadamente 2000 a.C. até 1200 a.C. Esse período correspondeu à formação do povo grego, a partir da existência de duas grandes civilizações nas regiões do mundo grego, e pela chegada de diversos outros povos.
Resposta: Explicação: Os poemas foram escritos por Homero a partir de histórias orais transmitidas durante séculos pelos povos que habitavam a Hélade (como era conhecida a Grécia).
As principais fontes escritas sobre o período Homérico são dois longos poemas chamados de Ulisses e Odisseu Jônios e Aqueus Itaca e Insular Ilíada e Odisseia.
Características e representantes da literatura grega Seus principais representantes são Homero e Hesíodo, nas epopeias; Pindaro e Safo, na poesia; Demóstenes, na oratória; Esopo, na fábula; Plutarco, na biografia; e Heródoto, na historiografia.
Algumas das epopeias que ficaram mais reconhecidas foram Ilíada e Odisseia, obras que foram atribuídas a Homero, escritas no século VIII a.C. A arte dramática era composta por dois gêneros, a comédia e a tragédia.