crossorigin="anonymous">
É uma autarquia federal sem fins lucrativos, de interesse público, com poder delegado pela União para normatizar, orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício e as atividades da profissão de nutricionista em todo o território nacional, em defesa da sociedade. É um órgão central do Sistema CFN/CRN.
O curso de Nutrição é do tipo bacharelado e tem duração média de quatro anos. É uma formação multidisciplinar que apresenta matérias como Anatomia, Fisiologia e Bioquímica, além de disciplinas específicas ligadas à Nutrição, como Dietética, Avaliação Nutricional e Composição de Alimentos, entre outras.
Para exercer a profissão de nutricionista no Brasil você deve revalidar seu diploma de graduação conforme determinações do Ministério da Educação (MEC) em seguida realizar sua inscrição no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN) da jurisdição onde for atuar - no caso dos Estados de São Paulo (SP) e Mato Grosso do Sul ...
O prazo é de até 20 (vinte) dias úteis. Obs. 1: Os documentos encaminhados por correio passam a contar a partir da data de entrega na Sede do CRN-1 e os encaminhados através das Delegacias Regionais passam a contar a partir da data de entrega naquela Delegacia.
No site do CRN-7 (www.crn7.org.br) o inscrito pode emitir a Certidão de Regularidade, na qual é certificado que o profissional se encontra em situação cadastral, financeira, fiscal e ética regular, estando apto ao exercício da profissão de nutricionista e/ou técnico em nutrição e dietética.
INSCRIÇÃO
Acessar o site CRN-6 e na opção Atendimento Online inserir dados de Inscrição e Senha. Ao entrar, no menu Emissão de Boletos, escolher a anuidade a ser paga e emitir o boleto.
Os dez Conselhos Regionais de Nutricionistas atuam nos seguintes estados: CRN-1: DF, GO, MT, TO – sede: Brasília-DF. CRN-2: RS – sede: Porto Alegre-RS. CRN-3: SP e MS – sede: São Paulo-SP.
Nutricionista
De acordo com o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), em 2009 o número de nutricionistas era de 60.
Com o crescente aumento da preocupação da população com perda de peso e melhora na saúde, a profissão de nutricionista vem ganhando mais relevância nos últimos anos. De acordo com o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), hoje atuam no Brasil quase 132 mil profissionais desta área.