Funcionamento. O soft starter é um dispositivo eletrônico composto por pontes de tiristores (SCR's) acionadas por um circuito eletrônico, com a finalidade de controlar a tensão de partida do motor, bem como sua desernegização. Fazendo assim, com que a energização e desenergização do motor sejam suavizadas.
O inversor de frequência converte um sinal de tensão elétrica senoidal em um sinal de onda quadrada, através de uma modulação chamada PWM – Pulse Width Modulation (Modulação por Largura de Pulso), esse sinal de entrada é tratado por alguns blocos que compõem esses equipamentos.
Basicamente, quando o objetivo é o simples acionamento do motor, usamos o soft starter. Quando o objetivo for além da partida, conseguir controlar as ações da ponta do eixo do motor e/ou automatizar o processo deve-se utilizar o inversor de frequência.
A figura a seguir ilustra o diagrama em blocos de um inversor de frequência genérico. ... D O componente (2) é um resistor de pré-carga, cuja função é limitar a corrente de pico presente no filtro,durante a energização do inversor de frequência.
Usar um Inversor de Frequencia por Motor com controle PID O controle PID pode ser usado para sincronizar dois motores em velocidade/posição. Cada inversor de frequencia comanda seu motor respectivo para a mesma velocidade/posição, então usa o encoder para modular a diferença de velocidade para zero.