crossorigin="anonymous">
Localizado entre o íleo e o cólon, o ceco é responsável por receber o conteúdo do intestino delgado e iniciar a reabsorção de água que ocorre no intestino grosso. O órgão situa-se entre o íleo e o cólon ascendente, no quadrante inferior direito do abdômen, e corresponde à primeira parte do intestino grosso.
Ceco: é a parte inicial do intestino grosso. Essa região conecta-se ao apêndice, uma estrutura que possui um lúmen pequeno e estreito.
Neoplasia de Ceco, é o tumor oriundo da porção intestinal denominada de ceco, a qual localiza-se entre a porção final do intestino delgado ou fino e início do intestino grosso. Anatomicamente fica na fossa ilíaca a direita.
O apêndice cecal é um órgão linfático dotado por grande quantidade de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo, por isso é considerado um órgão imunitário secundário.
O apêndice era considerado um órgão vestigial, ou seja, um vestígio da evolução cuja função havia sido perdida com o tempo – praticamente um fóssil em nosso abdome. Mas, em 2007, cientistas da Universidade Duke, nos EUA, divulgaram que ele fabrica e serve como depósito de bactérias que auxiliam na digestão.
Além disso, ele atua na maturação de células do sistema imunológico e, também, na produção de anticorpos, que são extremamente importantes para a eliminação de vírus e bactérias de regiões mucosas como a boca, os olhos e os órgãos genitais.
A apendicite acontece quando há uma inflamação aguda do apêndice, causada geralmente pela retenção de gordura ou restos fecais, ou ainda como resultado de infecções gastrointestinais de origem viral ou bacteriana.
Sinais e sintomas