Articule a lição.
A moral dos Três Porquinhos parece muito clara: com o exemplo porquinho mais velho, as crianças aprendem que dedicação e o trabalho valem a pena. Agora, vamos entender mais afundo esse ensinamento e descobrir que outros aprendizados o conto clássico proporciona aos pequenos leitores.
O conto Os três porquinhos pertencia ao folclore inglês e fora transmitido oralmente até ganhar a famosa versão escrita por Joseph Jacobs. Um clássico da literatura infantil, a história dos três porquinhos vive no nosso imaginário coletivo e nos ensina o valor do trabalho e da perseverança.
Cícero, o mais preguiçoso, não se queria cansar e construiu uma cabana de Bambu e pilhas de lama. Heitor, decidiu construir uma cabana de madeira sem usar os devidos pregos de aço, enquanto Prático optou por construir uma casa melhor estruturada, com cimento, tijolos, Pedra e vidro.
É um não querer mais que bem querer; É um andar solitário entre a gente; É nunca contentar-se e contente; É um cuidar que ganha em se perder; É querer estar preso por vontade; É servir a quem vence, o vencedor; É ter com quem nos mata, lealdade.
Tema: OS TRÊS PORQUINHOS Objetivos: • Estimular a criatividade, sensibilidade e imaginação; • Promover o hábito da leitura; • Trabalhar conceitos matemáticos e sensoriais; • Estimular a linguagem oral; Linguagem oral e Escrita: Livro “Os Três Porquinhos” Ø Ler a história completa dos três porquinhos explorando as ...
O conto se tornou mais conhecido graças à versão em animação feita pela Disney em 1933. Foi o filme que introduziu nome para os porquinhos - Prático, Cícero e Heitor ou Fifer Pig, Fiddler Pig e Edmund Pig (em inglês).
OS TRÊS PORQUINHOS O PRIMEIRO PORQUINHO CHAMAVA CÍCERO, O MAIS PREGUIÇOSO, TOCAVA FLAUTA, NÃO QUERIA SE CANSAR E CONSTRUIU SUA CASA DE PALHA. O SEGUNDO PORQUINHO CHAMAVA HEITOR, NÃO ERA TÃO PREGUIÇOSO, TOCAVA VIOLINO, DECIDIU CONSTRUIR SUA CASA DE MADEIRA.
O porquinho mais jovem se chamava Cícero. Ele vivia brincando o dia todo, sempre na companhia do irmão do meio, cujo o nome era Heitor. Já o irmão mais velho, chamado Prático, brincava apenas em seus momentos livres, pois era muito responsável e ajudava a mãe em todas as tarefas.
O LOBO FOI PARA A PRIMEIRA CASA E FALOU: - PORQUINHO, PORQUINHO ABRA ESSA PORTA, SENÃO EU VOUASSOPRAR. O PORQUINHO DISSE ASSIM: - NÃO ABRO NÃO! - ENTÃO VOU ASSOPRAR, BUFAR E SUA CASA DERRUBAR. ... O PRIMEIRO PORQUINHO CORREU PARA A SEGUNDA CASA.
Três porquinhos - festa do David Mamãe Sandra escolheu um tema clássico, os três porquinhos, para comemorar os 3 anos do David. As cores verde e vermelho, fie...
ERA UMA VEZ três porquinhos que viviam na floresta com a sua mãe. Um dia, como já estavam muito crescidos, decidiram ir viver cada um em sua casa. ... O porquinho mais velho, que era o mais ajuizado, lembrou-se do que a sua mãe lhe tinha dito, e disse: - Vou construir a minha casa de tijolos.
O porquinho-da-Índia, preá, cuy, cobaia, sauiá-cobaia ou coelho-da-índia (Cavia porcellus) é um roedor sul-americano da família Caviidae....Porquinho-da-Índia.
Yukiko Mari
Inspirada no conto britânico, o desenho animado da Disney Os três porquinhos foi lançado em 1933 - quando os porquinhos receberam os nomes Cícero, Heitor e Prático -, e de lá pra cá a história foi reescrita e reilustrada um sem-número de vezes. Três porquinhos e um lobo mau são os personagens principais dessa fábula.
Tradição. Mais versão da criação do cofre é devido à tradição chinesa. Segundo o calendário chinês, o porco é conhecido por ser um símbolo de fartura então, seguindo esta crença, criaram um cofrinho de argila no formato de um porco para trazer riqueza e prosperidade ao lar dos chineses.
Os porquinhos-da-índia são originários da América do Sul e esse nome tem duas explicações prováveis: porquinho pelos ruídos que eles fazem, sendo similares ao grunhido dos porcos e índia vem do fato que os europeus ao chegarem na América do Sul pensaram ter chegado nas Índias, que eles chamavam de Índias ocidentais.
A cada 18 dias, em média, elas entram no cio, fase que dura 24 horas. A gestação leva cerca de 68 dias e se finaliza com o nascimento de dois a cinco filhotes, com olhos abertos e peludos e ativos. Em geral, as fêmeas dão luz à ninhada à noite e, poucas horas depois, já estão aptas para reproduzir novamente.
59 – 72 diasAdulto
Com dois a três meses de idade, o porquinho-da-índia já pode se reproduzir. O cio dura entre seis e 11 dias e o período de gestação é de 68 dias. Normalmente, nascem de dois a três filhotes.