A Hemoptise deve sempre ser diferenciada da hematêmese pelas seguintes características: vômito com sangue vermelho vivo, ausência de náuseas, presença de bolhas de ar, precedido de tosse, com ou sem expectoração.
A presença de sangue na saliva ou no catarro pode acontecer devido à infecção ou inflamação das vias aéreas, podendo ser indicativa de sinusite, bronquite ou bronquiectasia, por exemplo, sendo normalmente acompanhados de outros sintomas como dificuldade para respirar, dor no peito e cansaço.
Catarro com sangue: o que pode ser e o que fazer
Os sinais e sintomas da pneumonia incluem tosse com expectoração, febre, calafrios, falta de ar, dor no peito quando se respira fundo, vômitos, perda de apetite, prostração e dores pelo corpo. Pode haver presença de sangue misturado ao escarro (leia: TOSSE E ESCARRO COM SANGUE). A febre da pneumonia é geralmente alta.
Catarro com sangue ou vermelho Quando surge sangue no catarro em pouca quantidade geralmente é sinal de bronquite, no entanto, quando existe muito sangue no catarro pode indicar problemas mais sérios como tuberculose, pneumonia ou câncer do pulmão. Entenda quando pode ser bronquite.
A hemorragia espontânea da amígdala é rara, principalmente nos casos secundários a amigdalite aguda. É uma complicação potencialmente perigosa e relatada ocasionalmente antes do advento da antibioticoterapia.
· Não ter tido sintomas de gripe, resfriado, dor de garganta (amigdalite ou faringite viróticas) ou diarréia nos últimos 7 dias que antecedem à doação. · Não ter tido infecções bacterianas nos últimos 15 dias como, por exemplo, sinusite, amigdalite ou faringite bacterianas ou infecções urinárias.
Não pode doar sangue resfriado ou gripado Quem estiver gripado ou resfriado não pode realizar a doação de sangue, pois é preciso aguardar sete dias após o desaparecimento dos sintomas para realizar a doação. Por outro lado, quando o doador apresenta febre, é necessário aguardar um período ainda maior, de 15 dias.
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis (acesse o formulário).
Os requisitos para doar sangue é estar com bom estado de saúde e seguir os seguintes passos:
Alimentação
O doador não deve estar em jejum, mas é importante evitar alimentos gordurosos três horas antes da doação. Veja também: O que é preciso para doar sangue?
Principais impedimentos definitivos » Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas. » Uso de drogas ilícitas injetáveis. » Malária. » Mal de Parkinson.
ATENÇÃO: O USO DE MEDICAMENTOS INJETÁVEIS SEM PRESCRIÇÃO MÉDICA IMPEDE A DOAÇÃO POR 12 MESES.