Para a primeira inequação, 3x – 2 > 4x + 1, qualquer valor menor que –3 poderá substituir o lugar de x e satisfazer a desigualdade. Já para a segunda inequação, 5x + 1 ≤ 2x – 5, qualquer valor menor ou igual a –2 poderá substituir o lugar de x e satisfazer a desigualdade.
Inequação trigonométrica
Equação é uma igualdade (=) envolvendo uma ou mais incógnitas. E inequação é uma sentença matemática expressa por uma desigualdade – através dos símbolos: ≠ (diferente de), < (menor que), > (maior que) , ≤ (menor ou igual a), ≥ (maior ou igual a) -, relacionando uma ou mais variáveis.
Uma inequação do 1º grau é toda desigualdade que envolve expressões algébricas de modo que a incógnita esteja em primeiro grau, ou seja, elevado a 1. São assim exemplos de inequações do 1º grau: 2x+3≥4.
Como resolver uma equação do primeiro grau Para resolvermos umaa equação do primeiro grau, devemos achar o valor da incógnita (que vamos chamar de x) e, para que isso seja possível, é só isolar o valor do x na igualdade, ou seja, o x deve ficar sozinho em um dos membros da equação.
Grau dos Polinômios Dependendo do expoente mais elevado que apresentam em relação à variável, os polinômios são classificados em: Função polinomial de grau 1: f(x) = x + 6. Função polinomial de grau 2: g(x) = 2x2 + x - 2. Função polinomial de grau 3: h(x) = 5x3 + 10x2 - 6x + 15.
As equações IV e V correspondem a equações polinomiais do 1º grau.