A função da queratina é proteger o corpo contra a perda de água. Ela é encontrada em algumas partes do corpo, como em unhas e cabelos.
Sendo responsável por 90% da composição dos fios, é ela que dá força, resistência e elasticidade à fibra capilar. Além disso, a queratina impermeabiliza e protege os fios quando nosso cabelo sofre danos externos, como a ação da água quente, do mar, do cloro e da exposição ao sol e ao vento.
Segundo a profissional, a queratina é uma proteína que o corpo humano produz e pode ser encontrada na pele, unhas e cabelos. Composta por 21 aminoácidos, ela representa cerca de 90% da constituição do fio. "A queratina é o que garante força, elasticidade e resistência à fibra.
A queratina é produzida em células diferenciadas chamadas queratinócitos do tecido epitelial (pele) e invaginações da epiderme para a derme ( como os cabelos e unhas ) de animais terrestres.
Massageie suavemente nas partes mais danificadas, promovendo assim uma melhor absorção do produto pela fibra. Passo 4: Utilizar uma máscara de queratina em sobreposição.
Esfregar o local de acúmulo de queratina pode causar irritação à pele e agravar a situação. Depois de lavá-la, seque-a suavemente com uma toalha macia. Você também pode fazer uso de cremes dermatológicos, como hidratantes, que ajudam a remover a queratina adicional.
Primeiramente, lave bem o cabelo, retirando todo o excesso de oleosidade dos fios. Em seguida, borrife a queratina líquida no cabelo úmido, apenas no comprimento e nas pontas. Deixe agir por 10 minutos. Então, com a queratina líquida ainda no cabelo, aplique a máscara concentrada por cima, enluvando mecha a mecha.
Como usar a queratina líquida?
Basta diluir 10 ml de queratina na máscara, deixar agir por 20 minutos, em média, e enxaguar em seguida. Se os cabelos ficarem “pesados” após o uso, aplicar um pouco de condicionador nas pontas e deixar agir por 5 minutos, em seguida, enxaguar. Finalize como de costume.
A aplicação é simples. Depois de lavar os cabelos com shampoo sem sal, borrife um pouco de queratina líquida nos fios úmidos, por todo o comprimento e nas pontas, deixando agir por 10 minutos. Em seguida, sem enxaguar, faça uma rápida hidratação com seu creme favorito, por apenas 3 minutos.
Como usar queratina líquida no cabelo
Recupere a força natural do cabelo Deixe por cerca de 15 minutos, retire, passe condicionador e enxágue. Lave o cabelo com xampu antirresíduo e tire a umidade com a toalha. Aplique a queratina a dois dedos da raiz, mecha por mecha. Espere 15 minutos, retire, passe máscara de hidratação e espere 20 minutos.
Se o cabelo estiver muito danificado, elástico e frágil, a queratina pode ser usada, e a frequência de uso vai depender do estado do cabelo. De modo geral, a recomendação de uso é de 1 vez a cada 15 dias. Se o cabelo estiver em estado crítico, pode usar semanalmente, intercalando com hidratação/nutrição.
Tudo vai depender do estado dos seus fios. Se eles estiverem muito danificados e com pontas duplas, você pode fazer a cauterização capilar com queratina líquida uma vez por semana. No caso dos cabelos virgens ou saudáveis, a preocupação é bem menor, então uma vez por mês já é o suficiente.
O que fazer para recuperar o cabelo danificado?
Principais dicas de como recuperar o cabelo elástico rapidamente
Como recuperar cabelo emborrachado
Maneiras para contornar ou evitar o problema
Vem com a gente!
1º passo: misture 25ml de vinagre de maçã com 100 ml de água filtrada e reserve. 2º passo: lave os cabelos duas vezes com shampoo sem sal, retirando o excesso de umidade após enxaguar. 3º passo: separe o cabelo em mechas e borrife queratina líquida em cada uma delas, deixando agir por 10 minutos.
O cabelo elástico precisa de reposição de vitaminas, nutrientes e queratina. Por conta disso, precisa de um tratamento regular para repor todas as carências.
Para saber se o cabelo está realmente elástico é preciso separar uma mecha do seu cabelo e não apenas um fio para realizar o “teste”:
Segundo a profissional, é mais fácil identificar um cabelo elástico quando ele está molhado. "Esses fios perdem sua elasticidade natural, resultando em um cabelo frágil, seco, fino e quebradiço.
Isso pode ser um sinal de que você está com o cabelo emborrachado, ou, como é popularmente conhecido, elástico. ... É assim que se chama o cabelo que perdeu sua elasticidade natural e seus fios estão fracos, finos e ressecados.