crossorigin="anonymous">
Montagem de rolamentos com interferência no eixo A montagem de rolamentos com interferência no eixo segue os seguintes passos: · Lubrificar o assento do rolamento. · Posicionar o rolamento sobre o eixo com o auxílio de um martelo.
Os rolamentos limitam, ao máximo, as perdas de energia em conseqüência do atrito. São geralmente constituídos de dois anéis concêntricos, entre os quais são colocados elementos rolantes como esferas, roletes e agulhas.
Folga C3 indica uma folga interna maior que a normal. A folga interna de um rolamento é a folga que ele possui antes de ser montado no eixo e/ou alojamento. A folga interna radial é a distância entre as esferas e o anel externo. Já a folga axial seria a diferença entre o alinhamento dos anéis.
ZZ: blindagem sem contato, permite maior rotação mas não oferece uma vedação tão boa contra poeira, líquidos e outras impurezas do ambiente. 2RS: vedação com contato, limita a rotação do rolamento, mas oferece ótima proteção contra as impurezas.
2RS/DDU – Dupla vedação de borracha (dos dois lados do rolamento).
O segundo dígito identifica o diâmetro (dimensão D). Os últimos dois dígitos identificam o código do tamanho do furo do rolamento. Se multiplicado por 5 resulta no diâmetro do furo (d) em mm.
NSK - Rolamentos Industriais e Automotivos | Guias Lineares e Fusos de Esfera.