A fitofotodermatite é uma dermatose que ocorre por uma combinação de contato com planta fotossensibilizante e exposição à radiação solar. O exemplo típico são as queimaduras provocadas por limão.
"Um alerta para qualquer pessoa, com qualquer tipo de pele, é o fato de que o limão poder levar à queimadura, quando em contato com a radiação ultra-violeta", preconiza a especialista. Ela também atenta para peles sensíveis que devem evitar o uso tópico do vegetal cítrico.
Recomenda-se tratar a condição inflamatória com base na gravidade dos sintomas. Dessa forma, as reações leves devem ser tratadas com curativos frios e úmidos, esteróides tópicos e anti-inflamatórios não esteroides (AINEs). As reações graves e edematosas podem necessitar de esteroides sistêmicos.
O tratamento da queimadura de limão pode ser feito através de pomadas com corticoides, cremes hidratantes e filtros solares. Também podem ser indicados produtos clareadores para eliminar mais rápido a mancha escura da pele.
Essas lesões vermelhas aparecem 24 a 48 horas após o contato com a sustância desencadeante na pele (no caso a furocumarina) seguida da exposição solar. As manchas de limão podem durar de semanas a meses e muitas vezes, necessitam de tratamento com o especialista.
Especialistas indicam tratamentos com cremes despigmentantes, com hidroquinona, ácido glicólico e ácido azeláico, peelings de agente químico ou físico e até laser na hora de aniquilar a marca marrom característica da situação. Mas ela também pode desaparecer com o uso frequente de protetor solar alto.
Um ótimo creme caseiro para remover as manchas escuras pode ser feito com Hipoglós e óleo de rosa mosqueta.
O formato da mancha depende exclusivamente da superfície de contato, em casos mais graves podem surgir bolhas. Com o passar do tempo, as manchas vermelhas ficam escuras com tonalidade marrom. As queimaduras por limão geralmente aparecem nas mãos e, em alguns casos, em outras regiões como em torno dos lábios.
Como clarear a pele do rosto: 5 hábitos para conquistar uma pele mais luminosa e sem manchas
Opções caseiras
Algumas excelentes opções de remédios, pomadas e cremes para combater as manchas e uniformizar o tom da pele incluem:
Sabendo disso, veja os tratamentos caseiros para espinhas e suas manchas que podem ser eficazes:
A pomada clariderm está indicada no clareamento gradual de manchas de pele como ocorre em caso de acne, melasma, cloasma, sardas, manchas causadas pelo limão seguida de exposição solar, manchas senis, manchas de catapora, lentigo e outras condições onde surgem manchas escuras na pele.
10 melhores clareadores faciais para se livrar das manchinhas
O Melan-Off Clareador é um creme clareador da pele com ação anti-idade que ilumina, uniformiza a tonalidade e melhora a textura cutânea. O produto é indicado para o clareamento da pele de todos os tons e também para clarear manchas, inclusive melasmas.
O Pigmentclar sérum clareia manchas e melhora a textura opaca e irregular da pele. O componente clareador do sérum é o PhE-Resorcinol, uma substância que é conhecida por ser mais potente que a vitamina C e o ácido kójico. Seus primeiros resultados aparecem após 3 semanas de uso.
1. Acnee Loss pomada em gel – $ A pomada Acnee Loss possui ação bactericida que atua no tratamento da acne vulgar. Além disso, o produto também trata cravos, espinhas e é ideal para quem tem a pele muito oleosa.
7 formas de tirar cicatriz de acne do rosto
1) Produtos com LHA, ácido salicílico e ácido glicólico diminuem as manchas. Esses ativos são essenciais para quem tem a pele oleosa, acneica e com manchas de acne. A associação do ácido salicílico com o LHA ajuda a afinar a pele, promovendo uma microesfoliação e renovação da camada superficial.
Para retirar as manchas escuras deixadas pelas espinhas pode-se recorrer a tratamentos como:
Laser. Os tratamentos a laser podem ser usados para tirar manchas de espinhas e cicatrizes, o que muda é a tecnologia escolhida. Tratamentos para manchas costumam usar laser não ablativo, como os com a tecnologia q-switch, que traz resultados em qualquer tipo de pele, menos em peles que estejam bronzeadas.
10 dicas para clarear manchas de acne em pele escura
A receita é simples: basta colocar o arroz parboilizado de molho por até 12 horas, depois, apertar bem os grãos com um pano fino e separá-los da água, que deve ser mantida no recipiente e em temperatura ambiente por mais cinco minutos.
Manchas de espinhas nas costas: 4 formas de clarear essas marcas de acne na pele
Como usar água de arroz na pele “O primeiro passo é realizar uma lavagem no arroz, para retirar as impurezas. Após essa lavagem, coloque o arroz no recipiente e cubra completamente com água. Mexa um pouco, tampe o recipiente e deixe descansar de 30 minutos a uma hora. Depois é só coar o arroz e utilizar somente a água.
Instruções: Em uma tigela, despeje a água e o arroz, deixe descansar por 30 minutos, coe e reserve a água em uma garrafa para aplicá-la no rosto após lavá-la.
Como fazer tônico de água de arroz para a pele?