A Era Mesozóica ("vida do meio"), inclui os períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo. O nome Triássico tem a ver com a divisão em três camadas das rochas dessa idade na Alemanha, que se sobrepunham às rochas paleozóicas.
Era Mesozoica
É no período Triássico que surgem os primeiros dinossauros ao lado de répteis voadores, denominados pterossauros. Nesse período, a vida terrestre passa por intensa diversificação tanto na fauna, como na flora e começa o fenômeno da divisão do supercontinente Pangeia.
As plantas eram quase todas gimnospermas (sem flores e frutos). ... No Cretáceo, as angiospermas se proliferaram, com frutas pouco carnosas e flores muitas vezes microscópicas e quando os dinossauros foram extintos, a Terra estava cheia de novas cores e perfumes.
A Era Mesozoica também é chamada de Idade dos Dinossauros e durou entre 241 milhões a 65 milhões de anos atrás. É dividida em três períodos: Triássico, Jurássico e Cretáceo.
Durante o Jurássico, o supercontinente Pangea atingiu sua maior extensão, com terras contínuas estendendo-se da América do Norte à Europa e da América do Sul à África, Antártida, Austrália e Índia. Neste período a Pangea começou a fragmentar-se em placas menores, dando origem a pequenos oceanos (Fig. 1).
Páginas na categoria "Dinossauros do Jurássico"
Durante a fase do Campaniano do Cretáceo Superior, uma enorme diversidade de dinossauros é conhecido. Terópodes incluiu os tiranossauros Albertosaurus, Gorgosaurus, Daspletosaurus, Teratophoneus, Bistahieversor e Appalachiosaurus, e os dromeossaurídeos Dromaeosaurus, Saurornitholestes, Atrociraptor e Bambiraptor.
Nesse período após o triássico, os dinossauros ocuparam diferentes partes do Brasil, incluindo áreas do Nordeste, do Centro-Oeste e do Sudeste. Esses animais chegavam a alcançar 40 metros de comprimento.
Os dinossauros viveram em todos os continentes do nosso planeta. São conhecidas mais de mil espécies desses animais. Vale destacar que os dinossauros que viviam no Hemisfério Norte eram diferentes dos que habitavam o Hemisfério Sul, estes eram maiores e mais primitivos.
Estas criaturas são da época dos dinossauros
Dinossauros do Brasil
O Ubirajara jubatus é o primeiro dinossauro não aviário a ser descrito na Formação Crato do Brasil e também o primeiro não aviário encontrado no antigo supercontinente de Gondwana com pele preservada.
Veja abaixo as principais espécies de dinossauros que viveram no Brasil e regiões que habitaram.
No nosso vizinho, foram descritas mais de 100 espécies, e o Brasil possui apenas 23 espécies de dinossauros. Isso se deve a uma série de fatores, desde históricos de pesquisas até o clima, passando pela diferença na formação das rochas nesses dois países.
Cerca de 700 espécies de dinossauros foram descobertas, dentre os herbívoros e carnívoros, sendo que os grupos mais conhecidos são: Terópodes: dinossauros bípedes considerado um dos maiores carnívoros do planeta.
Aproximadamente 700. Mas esse número é, na melhor das hipóteses, uma boa estimativa, já que as constantes descobertas dos paleontólogos o alteram com frequência.
Nomes de dinossauros herbívoros
braquiossauro
Estamos acostumados com nomes como Velociraptor ou Tiranossauro Rex, porém existem espécies com nomes bem curiosos como Albertosaurus, Giraffatitan, Irritator e Maiasaura.
Os omnívoro são o grupo mais pequeno entre os três tipos diferentes de dinossauros. Mas eles definitivamente se uma maior chance de sobrevivência, porque eles tinham uma ampla gama de opções de alimentos, uma vez que eles comiam plantas e animais.
E como se chamavam os dinossauros que se alimentavam principalmente de plantas? Herbívoros! O Braquiossauro foi um dos herbívoros mais conhecidos, tinha um pescoço muito comprido, como o das girafas, que utilizava para comer as folhas das copas das árvores.
Principais características do brontossauro: - O crânio dos brontossauros era pequeno. - Eram dinossauros herbívoros e se alimentavam, principalmente, de vegetação rasteira. - A locomoção dos brontossauros era lenta (entre 20 e 30 km/h).
O nome Dinoprata foi escolhido por crianças que participaram de um concurso do Museu Nacional, onde seu esqueleto estava exposto. Os fósseis foram encontrados na região de Prata, em Minas Gerais. Há 80 milhões de anos, ele mantinha seus cerca de 13 metros de comprimento e 9 toneladas comendo apenas plantas.
O Velociraptor se alimentava de mamíferos ou pequenos dinossauros herbívoros, envolvendo-os em suas emboscadas da caça em bando.
Da notícia "Cientistas apresentam maior dinossauro do Brasil”, releia: Os titanossauros eram dinossauros herbívoros com o corpo bem de- ... a) Nesse trecho, que termo indica o tipo de alimentação dos titanossauros? Copie-o no caderno.
O T-rex comia carne de outros animais e dinossauros, no entanto, há muito debate sobre se o Tyrannosaurus rex era um predador (caçava e matava seu próprio alimento) ou se era um limpador (roubando comida de outros predadores). Muitos cientistas pensam que este dinossauro fez as duas coisas.
Ele caminhava geralmente na postura vertical – era, portanto, bípede, como o ser humano e os primatas - e habitava o território atualmente conhecido como América do Norte, no final da era cretácea, ou seja, no período Mesozóico, situado entre 145,5 milhões e 65 milhões de anos atrás.
Os tiranossauros viveram há cerca de 80 milhões a 65,5 milhões de anos. Fósseis de T. rex foram encontrados nos Estados Unidos, no Canadá e na Ásia. Os cientistas acreditam que os tiranossauros viviam em florestas e em clareiras.
Na idade adulta um T. rex poderia atingir cerca de 4 metros de altura e 12 metros de comprimento. Seu crânio podia passar de 1,4 metro, e sua massa podia passar de 8 toneladas. As fêmeas eram maiores que os machos.