PERGAMINHO DE COURO DE CORDEIRO Ao invés de enrolar, os egípcios começaram a dobrar o papiro, formando vários cadernos, empilhando-os e costurando-os para que ficassem unidos. Com o manuseio, as primeiras e ultimas folhas se estragavam, então começaram a usar madeira para proteger a pilha de cadernos.
O papel é feito de celulose, que é fibra de plantas, daí então a celulose é feita do corte de árvores. As árvores são trituradas e a polpa é colocada no ácido. Então vai para as empresas fabricantes de cadernos.
Dessa forma o caderno, que serve como registro de boa parte das atividades desenvolvidas em sala de aula pelos alunos, cumpre fortemente a função de proporcionar o controle e o conhecimento, por parte do professor, daquilo que o aluno faz.
Isso até que Johannes Gutenberg criou uma prensa que automatizou o processo da escrita, assim tornando o processo de fazer livros muito mais rápido, o que tornou a leitura e escrita popular, deixando de fazer parte apenas do cotidiano das elites. O primeiro livro impresso na Prensa de Gutenberg foi a Bíblia em 1455.
Toquinho
O primeiro caderno de caligrafia foi criado em 1522 pelo italiano Lodovico Arrighi. Sendo ele o responsável pelo estilo de escrita que hoje chamamos de itálico. Passado vários anos os cadernos começaram a serem impressos, tendo seus tipos gravados em chapas de cobre.
Na antiguidade, os egípcios, os gregos e os romanos faziam seus registros em um papel rústico, feito de papiro, uma planta comum no Egito. Esse papel era muito frágil e por volta do ano 400 a.C. surgiu o códex.
Caderno é um artigo escolar e domiciliar, geralmente vendido em papelarias e livrarias, cujo uso é didático ou de lembrete. Os principais usuários são crianças e jovens em idade escolar. Existem cadernos com várias capas, materiais, preços e tamanhos.
A coleção possui cadernos em tamanho universitário, com acabamento em espiral, capa dura com parte interna estampada, adesivos e bolsa portfólio. Há opções de 10, 12, 16 e 20 matérias, totalizando, respectivamente, 200, 240, 320 e 400 folhas pautadas e decoradas.