Para iniciar o relatório, o professor pode mencionar as atividades que foram desenvolvidas no período analisado e, na sequência, mencionar o desempenho do aluno. As anotações diárias podem ser feitas na forma de tópicos. Já o relatório em sim deve ser narrativo e descritivo.
Relatório de educação infantil deve conter progressos e problemas do aluno. Até os seis anos de idade, as crianças estão livres do boletim e das notas por conceito (A,B,C ... ou "suficiente" e "insuficiente") ou por números (em geral, de zero a dez).
Uma dica, é construir seu relatório considerando os temas, assim você consegue explanar com mais detalhes o desempenho dos alunos, além de deixar o relatório mais rico. Indicamos a leitura do artigo da Revista Nova Escola, que aborda a importante questão da afetividade.
Modelo de relatório individual para educação infantil – Exemplo 01. (Nome da Crianças) é uma criança calma, sua adaptação com a nova rotina da sala foi tranquila e sem nenhuma ocorrência. Participa das atividades propostas, realiza suas produções com muita atenção, cuidado, sem pressa e com capricho.
2. Diversificação dos instrumentos de avaliação de aprendizagem é importante