crossorigin="anonymous">
No solstício de verão, os dias são mais longos que as noites. Já no solstício de inverno, as noites são mais longas que os dias. Equinócio representa o momento em que nenhum dos polos está inclinado em relação ao Sol, o qual incide diretamente sobre a linha do Equador.
O solstício ocorre em uma época do ano em que um hemisfério recebe mais luz solar do que o outro, devido ao ângulo de inclinação que a Terra possui em relação ao seu eixo.
Enquanto o equinócio marca o início do outono e da primavera, o solstício marca o início do verão e do inverno. Ambos fenômenos astronômicos acontecem duas vezes por ano.
Equinócio: Marca o início do Outono no hemisfério norte, e o início da Primavera no hemisfério sul. ... Solstício: Marca o início do Verão no hemisfério sul e o início do Inverno no hemisfério norte. E este fenômeno faz com que haja uma desigualdade de iluminação nos hemisférios.
Solstício é uma palavra oriunda do latim que significa “parado”. Esse fenômeno acontece no período do ano em que a Terra recebe uma quantidade maior de luz sobre um hemisfério. Os solstícios ocorrem em duas datas do ano: 21 de junho e 21 de dezembro.
Resposta. Significa o momento exato que marca o início da primavera ou do outono, em que o sol incide com maior intensidade sobre as regiões que estão localizadas próximo a linha do equador. Quando ocorre o equinócio o dia e a noite tem igual duração (12h). Ocorre durante os meses de Março a Setembro.
As estações do ano acontecem por causa da inclinação da terra em relação ao sol. O movimento do nosso planeta em torno do sol, dura um ano. Esse movimento recebe o nome de translação e a sua principal conseqüência é a mudança das estações do ano. Se a Terra não se inclinasse em seu eixo, não existiriam as estações.
Fale que, em razão da inclinação do eixo de rotação do globo terrestre, as estações do ano ocorrem de maneira invertida nos hemisférios Norte e Sul e que os solstícios e os equinócios são as datas que marcam o início das estações do ano: os solstícios marcam o início do verão e do inverno e os equinócios do outono e da ...
Resposta. Resposta: Por causa do eixo de inclinação da terra e do seu movimento de translação. Por exemplo, durante o verão o hemisfério sul, os raios solares estarão incidindo com mais intensidade no trópico de capricórnio, ou seja, sera verão no hemisfério sul e inverno no hemisfério norte.
O eixo de rotação da Terra é a linha imaginaria que une o pólo Norte ao pólo Sul e sua inclinação faz com que, em certas épocas do ano, um hemisfério receba a luz do Sol mais diretamente que o outro hemisfério. Isto é a principal causa das estações do ano: primavera, verão, outono e inverno.
São elas: primavera, verão, outono e inverno. Sua ocorrência deve-se ao fato de que a Terra realiza movimentos em torno de seu próprio eixo (rotação) e em torno do Sol (translação), fazendo com que a incidência de raios solares seja desigual nos Hemisférios Norte e Sul.
A principal consequência do movimento de rotação é a sucessão dos dias e das noites. Isso é possível devido à diferença de iluminação nas áreas do planeta ao longo do movimento.
As principais consequências, respectivamente, da rotação e da translação da Terra são a sucessão dos dias e das noites e as estações do ano. Isso se deve ao fato de a rotação ser o movimento realizado pela Terra em torno de seu próprio eixo, enquanto a translação é o movimento em que a Terra gira em torno do sol.
A rotação ocorre no sentido anti-horário, ou seja, de oeste para leste, o que faz com que o movimento aparente do sol seja de leste (nascente) para oeste (poente). A principal consequência desse movimento é a sucessão dos dias e das noites.
Assim como a rotação traz os dias e as noites e a elevação do nível do mar, comparando-se litorais do Hemisfério Leste com os do Hemisfério Oeste, a translação também gera algumas consequências, como a definição das estações do ano e fenômenos como solstícios e equinócios.