O acordo de Bretton Woods definiu que cada país seria obrigado a manter a taxa de câmbio de sua moeda "congelada" ao dólar, com margem de manobra de cerca de 1%. A moeda norte-americana, por sua vez, estaria ligada ao valor do ouro em uma base fixa.
Em tese, o acordo de Bretton Woods tinha como principais objetivos promover a cooperação econômica, facilitar o comércio internacional, padronizar as políticas cambiais e construir um sistema financeiro multilateral entre os países.
Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento
Organizações Internacionais são entidades formadas por Estados e que são detentoras de personalidade jurídica de Direito Internacional. ... – Toda Organização Internacional pesegue uma finalidade, assim como os Estados, mas cada uma tem uma finalidade própria, diferente, as mais diversas possíveis.
As organizações internacionais são sujeitos secundários do Direito Internacional Público, isso significa que, segundo Soares (2002), são entidades criadas a partir da vontade de Estados, para defender seus interesses, e só então adquirem personalidade jurídica derivada dos mesmos.
As organizações internacionais passaram a ter maior relevância a partir da criação da Liga das Nações. Estas organizações têm como objetivo diversas questões, tais como: obtenção ou manutenção de paz, resolução de conflitos armados, desenvolvimento econômico e social etc.
As organizações internacionais ao exercerem os seus poderes, criam, por meio de deliberações, normas internacionais. Estas deliberações, entretanto, nem sempre têm valor obrigatório; é o que ocorre com as recomendações, os votos e os ditames. Já as resoluções, os regulamentos e as decisões têm valor obrigatório.
Possui representações diplomáticas em praticamente todos os Estados do mundo, com exceção de 56 dos 194 países da atualidade, entre eles Butão, Camboja, Iêmen, Micronésia, Samoa, Ilhas Salomão, Islândia, Mônaco, Tonga, Ilhas Marshall, Fiji, Kiribati, Nauru, Palau, Tuvalu e San Marino.
Territórios não reconhecidos pelo Brasil
Atualmente, Brasília tem 133 embaixadas. Outros 59 países têm embaixadores creditados para o Brasil, mas a maioria destes reside em Washington, Buenos Aires ou então em Havana.
O Brasil tem, atualmente, 223 representações no exterior, entre embaixadas, consulados e missões em organizações internacionais.
Atualmente, existem cinco consulados americanos no Brasil. Eles estão situados em diferentes estados, mas este número em breve vai aumentar. Os Estados Unidos planejam abrir mais duas novas unidades no país.
Para verificar quais territórios são abrangidos por cada Repartição Consular do Brasil, verifique as Jurisdições consulares....Rede Consular do Brasil.
Esse órgão do governo de autoridade máxima instalado no exterior tem por objetivo assegurar e proteger os interesses do seu país e de cada cidadão. É a primeira instância a mediar as relações entre os dois Estados. As embaixadas são instaladas nas capitais de cada país.