Uma receita simples de adubo orgânico caseiro para suas suculentas é o aproveitamento de cascas de ovos, que vão fornecer cálcio para a planta; cinzas de madeiras (produto da queima de lenha ou madeira), como fonte de potássio; e torta de mamona (para o fornecimento de nitrogênio) e farinha de ossos (rico em fósforo).
De maneira geral, Suculentas e Cactos não precisam ser adubadas com frequência. O adubo pode ser orgânico ou químico e geralmente é utilizado nas Suculentas e Cactos para favorecer o crescimento e florescimento delas. Se utilizar adubo NPK nas Suculentas, procure combinações como 4-14-8 ou
Informações técnicas:
Como cuidar das suculentas: 5 dicas infalíveis
Cactos com flores na natureza Muito sol e pouquíssima água é o segredo. Resumindo, deixe os seus cactos bem expostos ao sol e não regue. Certamente esse é o caminho para você ter flores lindas em seus cactos. Sobretudo para você que já tem os cactos e quer fazê-los florir.
Essas plantas precisam ficar em algum lugar bem ventilado onde bata sol, ou em um local em que você possa abrir alguma janela algumas horas por dia. Suculentas e cactos adoram raios solares! REGA: Tome bastante cuidado também para não afogá-las. Uma colher com água por semana, para vasos pequenos, é suficiente.
Para seus cactos voltarem crescer de forma saudável, com cores mais vibrantes e ainda florescendo na época certa, use este adubo. Dilua na água em um regador e aplique na terra de todos os vasos com cactos e suculentas.
Segundo especialistas, a melhor forma de como cuidar de cactos com relação à rega é molhar essas plantas uma vez por semana ou a cada quinze dias. Mas, se o local que você cultiva a espécie for interno, pode ser necessário regá-la apenas uma vez ao mês.
Para obter resultados eficientes, sempre verifique as instruções disponíveis no rótulo do produto. O fertilizante NPK é um dos mais usados e reúne três nutrientes primários que já comentamos: nitrogênio, fósforo e potássio. Para usá-lo, basta depositar nas laterais do vaso e realizar uma rega.
Casca de ovo Rica em cálcio, a casca do ovo pode ajudar muito no crescimento das plantas. Para usar como adubo, basta triturar as cascas – no liquidificador ou com um pilão – e quando elas estiverem como uma farofa, polvilhe sobre o substrato. "O cálcio vai sendo absorvido conforme a planta for regada", explica Gabi.
formulações ricas em fósforo (NPK 4-14-8 e NPK são as mais indicadas para plantas floríferas, pois este elemento favorece a floração e a frutificação. O nitrogênio, por sua vez, estimula o crescimento dos brotos e das folhas, e o potássio fortalece os tecidos vegetais.
Outra medida essencial para a floração das plantas é ajustar o fotoperíodo para 12/12 horas. Ou seja, 12 horas de luz e 12 horas de escuro. A duração, sem suspensão, de um tempo no escuro é essencial para a floração da planta.
Para estimular a frutificação de uma espécie, ofereça bastante água e adubação rica em fósforo. Se optar por um produto granulado, aplique NPK 4-14-8 uma vez a cada seis meses em volta das raízes da àrvore, seguindo a proporção indicada pelo fabricante no rótulo da embalagem.
Floração ou época de floração é a designação dada ao período do ano, ou à estação do ano, que é geralmente a primavera, em que desabrocham as flores de determinada espécie ou grupo de espécies de plantas, estando então a planta em flor.
Receita para utilizar as borras de café como adubo liquido: coloque as borras de café em um recipiente (250 gramas para 10 litros de água), misture a solução e deixe-a repousar por 24 horas. Após esse período, coe esta mistura e utilize um pulverizador para “borrifar” as suas plantas.
- Coloque as cascas no forno baixo por 15 minutos; - Depois de esfriar, amasse e coloque no liquidificador; - Triture as cascas no liquidificador. A farinha tem validade de aproximadamente seis meses e o ideal é usar uma colher de café em vasos pequenos e de duas a três colheres de café em vasos maiores.