Os quatro tipos de ruídos são:
O exame físico consiste em um conjunto de técnicas a serem realizadas pelo profissional de saúde a fim de recolher informações básicas frente a situação do paciente com objetivo principal o diagnóstico de uma doença ou a detecção do mau funcionamento do organismo subsidiando as intervenções de enfermagem, ...
Foco Pulmonar (FP): localiza-se no 2o espaço intercostal esquerdo junto ao esterno. Foco Aórtico (FAo): localiza-se no 2o espaço intercostal direito junto ao esterno. Foco Aórtico Acessório: localiza-se no 3o espaço intercostal esquerdo, junto ao esterno.
Os sibilos são sons altos, semelhantes a um assobio que ocorrem durante a respiração quando há bloqueio parcial das vias aéreas.
Foco tricúspide, localizado no segmento inferior do esterno, junto à base do apêndice xifóide. Foco pulmonar, localizado na extremidade esternal do 2º espaço intercostal esquerdo, junto à borda esternal. Foco aórtico, localizado na extremidade esternal do 2º espaço intercostal direito, junto à borda esternal.
(1) Foco aórtico: 2º espaço intercostal, à direita do esterno, perto da borda esternal. (2) Foco pulmonar: 2º espaço intercostal, à esquerda do esterno, próximo à borda do esterno.
Figura 1: Semiotécnica da avaliação do ictus cordis. A) palpação em decúbito dorsal; B) palpação em decúbito lateral esquerdo; C) localização do ictus cordis, contando-se os espaços intercostais a partir do segundo espaço (ângulo de Louis). Observe que, em A e B, a palpação do ictus é simultânea com o pulso carotídeo.
Num indivíduo normolíneo situa-se a nível da interseção do 4º ou 5º espaço intercostal esquerdo com a linha médio-clavicular esquerda. Este ponto corresponde à zona onde o coração está mais próximo da grelha costal permitindo assim a sua palpação num espaço intercostal.
Ictus-cordis (“choque da ponta”): Sensação tátil da sístole do ventrículo esquerdo e percebida no 4º e 5º espaço intercostal esquerdo, na linha hemiclavicular. Freqüência cardíaca ou ritmo cardíaco é o número de vezes que o coração bate (ou cicla) por minuto. É expressa em bpm: batimentos por minuto.
d) Espaços intercostais: Cada espaço intercostal é numerado de acordo com a costela acima dele. A largura do espaço intercostal é determinada pela medida do grau do ângulo costovertebral relativo às costelas posteriores.
A altura do pulso venoso jugular corresponde à Pressão Venosa Jugular e deve ser medida, na vertical, entre o ângulo de Louis e o ponto mais alto das pulsações da Veia Jugular Interna Direita. Essa altura deve ser menor que 3cm independentemente da elevação da cabeceira, como explicado anteriormente.
Pulso Jugular Venoso. A onda do pulso venoso corresponde a curva de pressão do átrio direito. Essa onda ocorre na base do pescoço e reflete o retorno venoso para o coração direito, expressando a dinâmica e o funcionamento do ventrículo direito e do átrio direito.
A Modulação por amplitude de pulso é uma forma de controle de um pulso elétrico. Permite a modulação do sinal através da discretização das amplitudes do sinal modulante.
O pulso entalhado é aquele no qual palpamos duas impulsões separadas por uma pequena depressão (entalhe). É duplo. Pode ser dividido em pulsus bisferiens (dois picos durante a sístole) e pulso dicrótico (um pico na sístole e outro na diástole).
Pulso anacrótico é aquele constituído de uma pequena onda inscrita no ramo ascendente da onda pulsátil, típico da estenose aórtica. Um pulso parvus apresenta amplitude diminuída, e tardus possui a duração de cada pulsação aumentada, sendo estas também características da estenose aórtica.
Um pulso fraco, rápido (mais de 120 pulsações por minuto) ou arrítmico, revela que algo está a falhar no sistema circulatório. Devemos tomar o pulso com dois dedos: indicador e médio. Com o indicador pressionamos a artéria contra o osso e, com o dedo médio, percebemos o pulso.
Conceito: PULSO é a expansão e contração alternada de uma artéria após a ejeção de um volume de sangue na aorta com a contração do ventrículo esquerdo.