crossorigin="anonymous">
Fagocitose: Englobamento de partículas maiores e sólidas, como bactérias ou protozoários. Endocitose mediada: Funciona como a fagocitose, porém, as partículas ligam-se com proteínas receptoras específicas presentes na membrana plasmática. Pinocitose: Englobamento de partículas líquidas.
A fagocitose é o englobamento e digestão de partículas sólidas e microorganismos por fagócitos ou células amebóides. ... A pinocitose é um processo de endocitose em que a célula engloba uma substância em estado líquido, sem ser por difusão, mas por transporte ativo através da membrana celular.
Resposta. O exoesqueleto, responsável pela formação de pseudópodes e envaginação da membrana. Os lisossomos, responsáveis pela digestão intracelular. Os ribossomos, responsáveis pela produção das enzimas digestivas dos lisossomos.
É comum dizer que uma célula é composta por três partes básicas: membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Essa informação, no entanto, é incorreta quando analisamos alguns tipos de células. Todas as células possuem membrana plasmática e citoplasma, mas o núcleo é estrutura ausente em células procariontes.
A célula produz expansões da membrana plasmática (pseudópodes) que envolvem as partículas e as englobam. Primeiramente, a partícula fica em uma bolsa que recebe o nome de fagossomo.
Os fagócitos são leucócitos do sangue que protegem o corpo através da ingestão (fagocitose) de partículas estranhas, bactérias e células mortas ou células a morrer. São essenciais no combate a infecções e para posterior imunidade.
Os linfócitos T são originados a partir de células progenitoras linfoides encontradas na medula óssea. Essas células saem da medula em direção ao timo. É nesse órgão que as células sofrem o processo de maturação e diferenciam-se em células T helper, T supressora e T citotóxica.