Limpar o histórico
Outros cuidados devem ser tomados com as guias no que diz respeito ao seu uso em certas situações. Você pode usá-la para comer, beber, dormir, ir ao banheiro, tomar banho, etc. Sem problema algum, pois ela estará exercendo o papel de te ajudar, te proteger e te irradiar.
Nos trabalhos de Umbanda é comum o Guia cruzar ou recomendar estes elementos e outros como guias, imagens, ervas, velas e pedras para proteção e outros fins. Mas fica uma pergunta no ar: “Quanto tempo vale um elemento cruzado”? Pessoas carregam guias (fios de conta) nos seus pescoços, nos seus carros.
Um fio de contas, brajá, guia, colar de santo ou cordão de santo é um colar usado pelos adeptos das religiões de matriz africana. ... Cada fio de conta tem um significado: através do fio de conta é que se pode saber o grau de iniciação de uma pessoa no candomblé e a que nação pertence.
Os fios de contas são elementos importantes no mundo do candomblé. Este fio de contas mais simples se chama inhã, e por ele se pode observar que uma determinada pessoa é abian, e qual seu orixá. ...
Os búzios vêm do mar, essa guia pode ser de Iemanjá. O búzio também é usado para Obaluaiyê, também é usado para Exu e o búzio também pode ser usado para Oxum, então uma guia de búzios, para funcionar, foi consagrada, passou por um ritual.
Os pontos possuem energia muito forte. Nada impede que você entoe um cântico em sua casa, em momentos que não são de oração, mas é preciso ter cuidado, pois o objetivo desses cânticos é atrair as entidades, e se elas são atraídas em vão podem atrapalhar a energia do ambiente.
O pano-da-costa é de uso exclusivo da mulher nos cultos africanos, porque uma das principais funções do mesmo é proteger os órgãos reprodutores das mulheres, das Iyámis.
A maneira de amarrar, colocar ou “enrolar” o pano varia de acordo com a situação, o ritual desenvolvido ou a posição hierárquica; Iyáwô não usa o pano na cintura, mas sim enrolado no peito.
O Alacá ou Alaká (grande pano) é um tipo de Pano da Costa tradicional usado por pessoas bem posicionadas na organização sócio-religiosa dos terreiros e de maior status social.
O pano de cabeça, ou ojá, não é apenas um enfeite do traje feminino. Seu uso é de extrema importância. Além de marcar a hierarquia, tempo de iniciação entre os médiuns, serve como proteção para a coroa, contra energias pesadas e algumas quizilas.
O turbante (do persa دلبنت dulband, em turco tülbent) consiste em uma grande tira de tecido de até 45 metros de comprimento enrolada sobre a cabeça, e de uso muito comum na Índia, no Bangladesh, no Paquistão, no Afeganistão, no Oriente Médio, no Norte da África, no Leste da África (principalmente no Quênia), no Sul da ...
Além de marcar a hierarquia (tempo de iniciado) entre os médiuns, serve para proteger a coroa do Médium, contra as energias pesadas, contra algumas quizilas. Esta vestimenta também representa um sinal de respeito dentro de um determinado ritual.
Vamos respeitar as diferenças.
Lenço 150 cm x 40 cm.
Muito visto por aí, o turbante em faixa talvez seja o mais comum de todos. Basicamente ele é feito começando pela parte de trás da cabeça, para então trazer as duas metades do tecido para frente, entrelaçando uma metade na outra e depois é jogado para trás novamente.
A dica é colocar o lenço como se fosse um arco. Você pode amarrar em cima, dando um laço fofo ou até mesmo na nuca. Escolha o que mais combina com você e aposte já!
Faça um lindo rabo de cavalo e coloque o lenço em volta dos cabelos para enfeitar. Você pode colocar como uma tiara ou utilizar o lenço para prender os fios. Outra forma muito bacana de como usar lenço no cabelo é prendendo os cabelos em um meio rabo de cavalo alto e colocando o lenço em volta da parte presa.
No cabelo solto Vá assim, com o lenço bem aparecido, dramático mesmo. Acredite: é muito moderno! Use 1) com o cabelo todo pra trás, e o nó do tecido embaixo do queixo – à la Bardot; 2) com a amarração do lenço escondida sob os fios e o cabelo distribuído metade pra frente, metade pra trás.
3. Aprenda a amarrar o lenço indiano na cabeça