crossorigin="anonymous">
Resposta. A clonagem terapêutica tem como objetivo produzir células tronco idênticas às do embrião de origem, que futuramente serão utilizadas nos tratamentos de várias doenças. A clonagem reprodutiva é uma técnica pela qual é formada uma cópia de um indivíduo, que no caso seria o doador de DNA para o procedimento.
A única diferença, no caso, seria o uso de óvulos (que quando não fecundados são apenas células) que permitiriam a produção de qualquer tecido no laboratório. Ou seja, em vez de poder produzir-se apenas um tipo de tecido, já especializado, o uso de óvulos permitiria fabricar qualquer tipo de tecido.
b) clonagem reprodutiva. c) clonagem multiplicadora. ... Na clonagem terapêutica, o objetivo não é criar um novo indivíduo, mas, sim, utilizar as células-tronco para realizar procedimentos relacionados com o tratamento de doenças. Nesse tipo de clonagem, o blastocisto não é colocado no interior do útero.
A clonagem é um processo artificial pautado na reprodução de cópias genéticas (organismos idênticos) de determinados seres vivos através de um filamento de DNA. Ao invés de utilizar os gametas sexuais masculinos (espermatozoides) e feminino (óvulos) érealizada usando as células somáticas.
Clonagem é o processo natural ou artificial pelo qual são produzidos clones, cópias fiéis geneticamente de outro ser, por reprodução assexuada. A clonagem tem sido um assunto muito debatido recentemente, devido as técnicas que permitem a clonagem de animais a partir de óvulos não fecundados.
Um clone pode ser definido como uma população de moléculas, células ou organismos que se originaram de uma única célula e que são idênticas à célula original. Em humanos, os clones naturais são os gêmeos idênticos que se originam da divisão de um óvulo fertilizado.
Na clonagem reprodutiva, este óvulo, agora com o núcleo da célula somática, tem de ser inserido em um útero, como aconteceu com a Dolly.No caso da clonagem humana, a proposta seria retirar o núcleo de uma célula somática, que teoricamente poderia ser de qualquer tecido de uma criança ou adulto, inserir esse núcleo em ...
Primeiro, a clonagem hoje é muito ineficiente. Centenas de óvulos são necessários para um único nascimento, e obter óvulos humanos nessa quantidade é um processo complicado e doloroso para a mulher – poucas se candidatariam a doadoras. Pior ainda, apenas entre 2 e 5% das gestações de clones terminam em nascimento.